A nossa maior riqueza - nossa encruzilhada

Por dever dos estudos acadêmicos estou lendo a obra de Giles Liposvestky. Confesso que é um daqueles livros que vendo na estante de uma livraria eu jamais leria, mas também confesso, que é uma descrição interessante das novas formas de Individualismo reinante da atualidade, e, considerando que foi escrito a quase vinte anos, o livro " A sociedade Pós-moralista - o crespúsculo do dever e a ética indolor dos novos tempos democráticos" consegue antecipar muitos aconteciemntos dos dias atuais.

Por que não dizer que o que Giles via na Europa de dez anos atrás são as mesmas questões do Brasil de Lula? Talvez o tal livro nunca me chamou a atenção devido ao fato de que sendo um observador do comportamento humano sempre vi uma certa lógica no que muitos chamam de falta de ética do governo Lula. Eu chamo de condições concretas da realidade. Não se pode governar um povo com valores muito distantes do que este povo está impregnado.

A condição atual brasileira é a condição do individulismo levado as últimas consequências de um povo que ainda não se desvencilhou do tradicionalismo e das relações sociais baseadas no patriacalismo e no clientelismo. Neste sentido, na verdade o Brasil reinventou a sociedasde pós-moralista de Giles, como já tinha reinventado a forma de ser de esquerda, ou a chamada terceira via.
Tudo no Brasil é reiventado, talvez seja esta nossa maior riqueza, e, esta nossa maior encruzilhada para o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.