2010 está terminando?

Eu confesso que sinto vontade de não escrever nada sobre o ano de 2010. Não sou naturalmente pessimista, mas foi um ano que gostaria muito de esquecer. Foi um ano no qual as rosas que eu plantei não floresceram e apenas os espinhos ganharam vida. Perdi meu emprego, perdi a família, perdi amigos (morreram, pois se estivessem vivos não teria perdido, pois amigos que se perde é por que nunca foram amigos). O meu doutorado termina o ano com prejuízos incomparáveis.

Quando olho de outro ângulo no entanto, vejo que pode ter sido o melhor ano da minha vida. Tem sido assim. Há muito tempo aprendi a compreender que tudo na vida possui dois lados. Quando se olha com atenção logo se vê que muito pode se aproveitar daquilo que parece ruim.

O primeiro exercício é olhar para os lados. Quando fazemos isso logo vemos que tem muita gente em melhor e em pior situação do que nós. Este exercício pode nos ajudar a ver nossa pequenez ou nossa virtude de ser igual aos demais, e, de ser apenas um ser diferente entre tantos, nem melhor, nem pior.

O Segundo exercício é olhar para o passado. Quando fazemos isso podemos perceber o quanto caminhamos, o quanto vencemos. Tantos ficaram pelo caminho, caíram desanimados, foram tragados pelo destino em mortes horríveis. Acidentes, tragédias da natureza levaram tantos e nós aqui ficamos. Então percebemos que nossa vida tem um sentido e na verdade o que passamos foi aprendizado.

O Terceiro exercício é olhar além. Olhar além significa olhar além de nós mesmos, além do nosso passado vivo, do nosso presente vivido, e, por que não, do futuro que nos espera. Quando olhamos além de nós mesmos logo vemos que existe uma imensidão de possibilidade em nós, para nós e através de nós. Logo então aprendemos que na verdade somos instrumentos de um propósito maior.

Olhando assim,, 2010 foi maravilhoso. Chegamos ao fim. Na verdade a vida não chega ao fim no final do ano. É apenas uma pequena parada a beira de um lago, à sombra de uma árvore, para em seguida continuar esta bela caminhada que é o viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história de um processo - Parte 1.

ORAÇÃO DE MAAT.

História de um processo parte 05. - Sobre Juízes e decisões no processo durante 18 anos.