José de Alencar - Um Brasileiro.



  muito tempo tenho uma admiração impar por José de Alencar. Quando ouvi o Senador José de Alencar dar as primeiras declarações favoráveis a Lula como político, afirmei para os mais próximos que estava ali o caminho pelo qual Lula chegaria a Presidência. Na época, políticos da esquerda torciam o nariz para qualquer cidadão que fosse empresário, como se a dominação de uma classe sobre a outra fosse a única maneira do mundo existir.
José de Alencar tornou-se vice-presidente do Brasil, sendo para alguns, principalmente no primeiro mandato a garantia de que a propriedade privada seria respeitada no governo Lula; e, hoje, torna-se um dos homens mais admirados no Brasil, e quiça, tivesse o mundo o conhecido, o mundo o admiraria. O mundo hoje, tem poucos homens que conseguem encarnar o que o mundo tem de melhor. Quase sempre, convivemos com o mediano, senão com o que há de pior. José de Alencar soube conviver com todas as nuances que o mundo lhe apresentou buscando o equilíbrio e a convivência fraterna, fugindo dos radicalismos de todas as matizes, fossem elas de direita ou de esquerda. Era um verdadeiro democrata.
A pergunta que fica é como seguir o exemplo de um homem assim, em tempos nos quais o individualismo egoísta parece tomar conta de todos os ambientes e de todas as pessoas. Como viver com um sorriso no rosto, alegre, de bem com a vida sem ser hipócrita, sem usar de perfídia? Como ser corajoso e enfrentar com bravura as dificuldades que a vida nos impõe? Como lutar contra a fome, a injustiça e tentar aliviar a dor dos outros sem ser ingênuo, fanfarrão ou hipócrita?
A biografia de José de Alencar mostra um homem que soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu. Soube viver com equilíbrio, fugir dos radicalismos, respeitar as leis e ao mesmo tempo compreender o momento certo para se fazer as mudanças necessárias. Enfim, um homem preocupado com a família, as instituições e com a nação. Um homem preocupado com o seu povo. Não foi por acaso que Lula conclui que ele era o homem em quem confiava de olhos fechado o destino do povo brasileiro.
José de Alencar ganhou a admiração de todos os brasileiros por que sendo um homem de elevada estatura moral conseguiu ter sucesso tanto no mundo empresarial quando no mundo político. É o que podemos chamar de um homem que aproximou da completude. O respeito a família, aos filhos, as leis tornou-o  um ícone de nossa história. Por muitos e muitos anos, nós, aqueles que lidamos com o comportamento humano haveremos de lembrá-lo como exemplo a ser seguido por todos aqueles que sonham fazer a diferença.  José de Alencar, um exemplo a ser seguido por todos os brasileiros para que o Brasil se torne uma nação de elevada estatura moral e faça parte dos países que podem se colocar na dianteira da evolução moral da humanidade.

Comentários

  1. Gostaria de parabenizar o seu pensamento a um homem desta extirpe e vivencia onde presenciei como muitos brasileiros a vida embora rápida, ma uma lição para muitos políticos no brasil e no mundo. José de Alencar "o trabalho a frente do Capital".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.