Entrevista concedida ao Jornal dos Estudantes de Administração da Faculdade Delta.


AdmDelta:  1°- Fale de si mesmo, onde estudou, se formou, quando começou na carreira política.
Nelson Soares dos Santos. Sou do nordeste Goiano, descendente de Kalunga, nascido no povoado de Ouro Minas e tendo vivido a maior parte da minha infância e Adolescência na Cidade de Divinópolis de Goiás. Minha primeira formação foi em Técnico em Magistério no Instituto Adventista Brasil Central, depois cursei Pedagogia na Universidade Federal do Tocantis, Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Goiás, e agora o Doutorado em Educação na Pontíficia Universidade Católica de Goiás. Comecei na política como Presidente do Grêmio Cívico Escolar da Escola Estadual Germana Gomes, então com 12 anos de idade. Registre-se que o Colégio era de primeiro e segundo Grau. Ai, não parei mais.

1) O Senhor é filiado no PPS há quanto tempo?
Nelson Soares dos Santos. Eu fui filiado em três partidos até hoje. O primeiro foi o PP, Partido Progressista, quando fui candidato a vereador na cidade de Divinópolis de Goiás. O segundo foi o Partido Comunista do Brasil, onde fiquei durante a graduação e o mestrado no ano de 2003. Tentei desistir da política e seguir minha vida, mas, não funciou bem direito. (rs). Então no ano de 2008. aceitei o desafio de ajudar a reconstruir o PPS em Goiás. Agora em 2011, nos tornamos membro da Executiva Estadual do Partido, assumindo as responsabilidades de Cuidar da Secretaria de Formação Política, de Criar um Instituto de Pesquisa e Estudos Políticos e Da seccional de Goiás da Fundação Astrogildo Pereira.
  1. Quais as propostas para políticas públicas do PPS?

    Nelson Soares dos Santos. O PPS é um partido humanista, socialista e libertário. Nossas propostas tem no seu eixo principal a luta por uma sociedade mais igualitária , ou seja, com menos desigualdade social. No momento, as áreas mais prementes para o partido tem sido Saúde, segurança, Educação, Bem Estar social, e, o combate a corrupção, pois estamos vivendo um momento preocupante de Institucionalização da corrupção.

    3) O Senhor é candidato nas próximas eleições?

    Nelson Soares dos Santos. Não. Até 2014, nossa preocupação será dialogar com a sociedade por meio da Fundação Astrogildo Pereira, buscando elaborar um projeto de gestão da sociedade fundado no poder local, e nas reais necessidades da população mais sofrida.

    4) O partido PPS vai apoiar um nome para prefeitura de Goiânia? Qual?

    Nelson Soares dos Santos. Por ora, ainda trabalhamos com a perspectiva de candidato próprio. Fazemos parte da base aliada do Governo Marconi e é claro que estarmos no projeto maior será levado em consideração na hora de decidir a candidatura ou a quem apoiar. O certo é que participaremos levando até a sociedade nossas propostas.

    5) Qual a plataforma política do partido?

    Nelson Soares dos Santos. Desenvolvimento com qualidade de vida e justiça social, resumiria bem o que queremos construir para o nosso país. E como disse, queremos discutir com a sociedade a razão de tantos desvios morais na coisa pública, cuidando para não cair no moralismo abstrato.

    6) Quais secretarias de estado seu partido tem comandado no atual governo estadual

    Nelson Soares dos Santos. Hoje, estamos no Governo Marconi representados por Gilvane Felipe na Secretaria de Cultura. Aliás, uma grande conquista que foi a normalização da Lei goyazes, a transformação de agência em Secretaria

    7) O que o Senhor acha que deveria mudar na politica brasileira?

    Nelson Soares dos Santos. As práticas. Temos que vencer o patrimonialismo, o clientelismo e os desvios morais que são muitos e que está se institucionalizando de forma perigosa. O Brasil precisa preocupar com todos os brasileiros e não apenas com uma pequena elite. Por mais que tenha avançado no Governo Lula, ainda tem muito a ser vencido no combate a miséria e as desigualdades sociais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.