A queda do último moralista: Ascensão e queda de Demóstenes Torres



Nelson Soares dos Santos

Conheci Demóstenes Torres quando deixou de ser promotor e tornou-se Secretário de Segurança. Dizem que antes de se tornar promotor foi militante do PCB – antigo partidão. Na Secretaria de Segurança Pública foi o Xerife durão, e durante sua estada foi quando a Rotam mais foi louvada. É verdade que o crime diminui na primeira gestão do Governador e eu, na época, dirigente estadual do PC do B, até o admirava. Tudo começou a ficar estranho quando de uma hora para outra, o promotor secretário aproveitou com oportunismo impressionante, um vácuo político e foi eleito, na sombra do Governador Marconi, Senador por Goiás.
No seu primeiro ano de Senado, tive a oportunidade de ouvir o Senador  pela primeira vez. Ele foi fazer uma palestra na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, cidade, onde por acaso mora o sogro do seu primeiro suplente atual. Na palestra, que deveria ser sobre direito constitucional, o senador desancou o PT, e tudo que não era de direita. Atacou as cotas e chamou negros de preguiçosos. Desde então, passei a conhecê-lo como o senador de direita que era contra tudo que significasse busca de igualdade social. Passei a sentir vergonha quando diziam que ele era senador por goiás, e a culpar Marconi por ter criado verdadeiros monstros em seu primeiro Governo.
Como se não bastasse o Senador resolveu romper com seu criador e ser candidato a Governador. Naquela época, votei novamente no PMDB. Não dormiria em paz se votasse no Cidinho, ( candidato do Marconi), ou no Demóstenes ( candidato do demo). Felizmente, o demo não ganhou as eleições, e como a vida dá voltas que a gente não imagina, e a política mais ainda, no retorno de Marconi eis que o Demóstenes volta a apoiar Marconi. No segundo Turno fui acompanhar uma carreata em que estava os três senadores, e quando vi o Demóstenes acenando para o povo, comentei: este não vai durar na política, por que é visível que não gosta de estar ao lado do povo. Para minha surpresa o nome do homem cresceu e se transformou em candidato a presidente da república. Eu, no meu silêncio, questionava: por que homens maus e corruptos se dão bem enquanto tantos trabalhadores sofrem?
O Senador era um homem deus. Condenava as cotas por que dividia a nação e favorecia aos preguiçosos, na verdade, condenava tudo que representasse conquistas dos direitos humanos. Corria-se a boca miúda na cidade de Goiatuba que o seu suplente bancaria a campanha e que ele renunciaria para ser candidato a prefeito de Goiânia, quase, que de fato a rádio corredor tinha razão. A cidade de Goiatuba é uma cidade cheia de desmandos,  e se você quer ouvir tudo que acontece de ruim  vai a Goiatuba. Lá ouvi coisa que até o diabo tem vergonha de falar em voz alta. Quando se falava na cidade que o Demóstenes era o novo paladino da moral, pessoas simples davam risadas e murmurava: quero ver até quando.
No final, parece que os informantes de beira de bar da cidade de Goiatuba não estavam errados. A operação da PF que parece conspurcar a honra do senador – último paladino da ética e da moral – liga-o ao homem que roubou a esposa do seu primeiro suplente. Mas não é apenas isso, o que se diz, a boca miúda é que se a Operação da PF tiver tido mesmo sucesso não sobrará nenhum político com mandato em Goiás que não esteja envolvido, e isso se ouve de pessoas que foram assessores de longos anos de políticos graúdos no Estado. A verdade e pelo que já consta, já tem pessoas dos principais partidos envolvidos, até mesmo, e quem diria, Elias Vaz, do PSOL. Todos agora seguem o ritual da queda anunciada. No primeiro momento dizem-se inocentes e recebem apoio dos seus colegas; no segundo momento ( quando aparece mais coisas), dizem-se vítimas e afirma que vai provar a inocência; no terceiro momento, esbravejam, gritam e afirmam, que se cair, meio mundo cairá junto; No quarto momento, começam o processo de renúncia dos mandatos para não serem caçados. E, finalmente, desaparecem no ostracismos político. E assim, segue a nação entre o moralismo e o realismo político. Enquanto isso, milhares passam fome, professores recebem um piso de 1460.00, outros milhares morrem nos hospitais por falta de tratamento adequado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.