Da necessidade de novos caminhos: O papel do PPS na Política de Goiás.




Nelson Soares dos Santos

Escrevi no ano de 2010 uma artigo sobre o Papel do PPS na Política Goiana ( pode ser encontrado aqui http://amigosdosabor.blogspot.com.br/2011/06/o-pps-tem-consciencia-do-seu-papel-no.html . Ali, pela primeira posicionei-me sobre o que o PPS pode contribuir para a construção de um Estado de Goiás mais justo, e tentei, servir de voz para as muitas vozes dos filiados e simpatizantes que são o PPS goiano. Publiquei o artigo no dia 27 de junho de 2011. Muitos dos acontecimentos ocorridos desde então, naquele artigo eram apenas sonhos que se sonhava junto com a militância de todo estado. Hoje, André Almeida e a Vereador Gina, continuam lutado para fortalecer o partido em Anápolis sendo ambos pré-candidatos; em Planaltina Vilma Popular é a melhor alternativa para a cidade, e tantos outros exemplos que podem ser vistos no estado inteiro. O PPS cresceu, está crescendo e crescerá mais, com a consciência de que precisa assumir as responsabilidades que o povo goiano almeja. No momento em que se aproxima o primeiro Encontro Estadual do PPS, após reorganização da FAP ( Fundação Astrogildo Pereira) em Goiás, penso ser o momento de prestar conta de nossas lutas e movimentações.
No mês de outubro foi realizado o Congresso Estadual do PPS, e nele, deixamos de ser apenas suplente do diretório estadual que encerrou o mandato de Gilvane Felipe, e assumimos a responsabilidade junto com a nova direção de cuidar da Formação Política e da Direção Geral da FAP em Goiás. No Mês de novembro participamos do Congresso Nacional do Partido, onde por proposta nossa, foi incluído na Resolução Política do Partido a luta pela Educação. ( a defesa da proposta você encontra aqui. http://www.youtube.com/watch?v=IjOfb3S6ye4&feature=player_embedded ) e, a proposta final aprovada você encontra aqui. ( http://amigosdosabor.blogspot.com.br/2011/12/exertos-da-resolucao-politica-sobre.html ). Assumimos então, a defesa intransigente da melhoria da educação, valorização do professor, luta pela qualidade da escola pública, aumento dos gastos com a educação por meio da mudança da mentalidade sobre o papel da educação pública de qualidade para o desenvolvimento do nosso país.
Na questão ainda, da educação, declaramos solidariedade a luta dos professores goianos pelo pagamento do piso nacional do Magistério e manutenção do plano de carreira por entender, que o estado de goiás, mas que qualquer outro estado, precisa de investir muito em educação, tanto a Educação básica quanto a educação superior. Na questão da UEG – Universidade Estadual de Goiás, temos defendido que ela precisa de autonomia pedagógica, financeira e administrativa, tornando assim um projeto de Estado e não apenas um projeto de Governo.
Na questão da corrupção temos nos posicionado pela necessidade de prudência nos processos investigativos, mas que haja investigação séria, e sejam punidos todos aqueles que praticaram desvios éticos no exercício da Gestão Pública. Neste aspecto, ainda neste semestre, provavelmente no mês de maio faremos o lançamento do Livro “Despesa Pública e Corrupção no Brasil”, do Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante , de tão alta qualidade representará uma grande contribuição a luta contra a corrupção em Goiás. Trabalharemos para que o lançamento seja amplamente divulgado junto aos órgãos públicos e privados para que possamos conscientizar nossos jovens da necessidade de mudar os costumes, e, sobretudo, aprender a votar, escolhendo bem os homens públicos para este país.
A Diretoria Geral da FAP ( Fundação Astrogildo Pereira) em Goiás 1, tem se reunido e debatido a situação política de Goiás e do Brasil, e tem estado atenta a construção de estratégias e medidas necessárias para a construção de um partido que consiga atender as reais aspirações do povo goiano. Os novos movimentos sociais, a importância das redes sociais, a defesa da liberdade de expressão no estado e a necessidade do combate cotidiano ao mar de lama que tem assolado o estado com tantos escândalos de corrupção tem estado constantemente em nossas preocupações. A FAP por si mesma, pelo caráter de abertura (três membros da diretoria não são filiados ao partido), tem condições de se ter um olhar lúcido sobre a situação política, ouvir os anseios do povo, e pensar a partir das necessidades do povo.
Outra preocupação, é resgatar a memória política do PPS em Goiás, e da participação da Esquerda goiana na luta pela anistia e pelas diretas Já. Para isso, até o ano de 2013, organizaremos debates, palestras, seminários buscando reunir os intelectuais que trabalham com tais pesquisas no Estado. O projeto “ O PPS Goiano Tem memória”, será lançado no primeiro seminário da Fundação, que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Procuraremos ainda, desenvolver um trabalho de formação política voltado para juventude por meio de parcerias com universidades, faculdades e outros órgãos da sociedade civil organizada.
O Encontro Estadual de Lideranças e pré-candidatos do Partido 2 será o ponto de partida, quando a sociedade poderá ver e ouvir as propostas do partido para Goiás. Nele, todos os pré-candidatos assinará o compromisso com a Educação e com o programa “Cidades Sustentáveis”, que será de diversos seminários da FAP, até o final do ano de 2013. Nós, temos a consciência da necessidade de se construir novos caminhos para o Estado de Goiás; consciência de que nossa gente precisa de líderes; e, por isso, desde já, estaremos trabalhando diuturnamente na formação de novas lideranças. Portanto, podemos novamente reafirmar – O PPS tem consciência do seu papel no processo de construção de uma sociedade justa em Goiás, e por isso, em breve, o PPS será um grande partido.

1Diretor Geral – Nelson Soares dos Santos
Diretor Administrativo – André Almeida
Diretora Financeira – Noemi Vasconcelos
Diretora de Eventos – Cristiane Santos
Diretor de Assessoria e Documentação – Ana Souto
2O Encontro Ocorrerá neste Sábado, das nove as 17 horas, no Hotel Biss In, Antigo Hotel Araguaia, ao lado do Diário da Manha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.