Um discurso ao Meu Partido – O PPS, e ao Povo Brasileiro


Nelson Soares dos Santos

Senhores e Senhoras, Dirigentes do meu Partido, filiados e simpatizantes, e todo povo brasileiro.

O destino, senhores, este mais cruel mistério da natureza, é o que muitas vezes dirige nossas ações. E quando, tentamos dele nos libertar, e não conseguimos o controle , o domínio de todas as coisas, e é o que quase sempre acontece a todo o ser humano, somos obrigado, nas condições mais bizarras, cumprir com o nosso dever. Foi este destino, este mistério ainda desconhecido, que quase sempre na história, colocou homens desconhecidos no  centro da história. E quando chega um momento assim, nenhum homem com consciência da existência pode se furtar a luta, ou ao cumprimento do dever para o qual alerta a consciência.

O Brasil vive um momento no qual não podemos nos furtar a luta. O destino deste país é ser uma nação rica e poderosa, e mais de uma vez,  já esteve em seu caminho. E, mais uma vez, corre o risco dele se desviar, se já não se desviou de forma lenta e perigosa, por que sutil e mascarada. O destino desta nação é ser uma país democrático, humanista, com valores de respeito a vida, a paz, contribuindo assim, decisivamente para humanidade dar passos largos rumo a construção da paz universal.

Faz menos de vinte anos que vivíamos por aqui um ambiente de total insegurança, de temor, de injustiça, provocado pela crise da moeda, pela alta inflação que corroía os salários, e roubava do trabalhador o pão de cada dia. Já quase não se ouve os clamores de tal epóca, e a memória histórica parece ser surrupiada das novas gerações, roubando delas a retidão do caminho ora escolhido. Eu estou falando a todos, de um homem, que com serenidade e responsabilidade teve a sabedoria e a coragem de mudar o destino das novas gerações. Muitos falam de estabilidade do real e se esquecem dos seus fudamentos. O momento vivido pela economia brasileira não é resultado apenas de processos econômicos, mas da responsabilidade para com a democracia, o humanismo e todos o valores do povo brasileiro. São estes valores, que vejo se esvaindo, e junto com eles, pode estar se esvaindo todos os fundamentos, e desviando nossa nação do caminho para se tornar uma nação rica.

Para que entendam o que quero dizer, relembro a todos, um dos discursos mais célebres de um presidente da república nos últimos cinquénta anos, pois, é o único discurso, que produziu resultados práticos e mudou a vida dos brasileiros, abriu o caminho para a redução das desigualdades sociais, e para uma nova etapa da história. Este discurso, senhoras e senhores, dirigentes do meu partido, e moços e moças de todo o Brasil, é o Discurso do Presidente Itamar Franco, realizado no dia do lançamento do plano real. Leiamos a introdução do referido discurso:

"Os homens são construídos pela vontade. E esta mesma vontade reunida pela esperança, levanta as nações e as projeta no tempo em sua necessária aspiração a eternidade. A vontade, mas do que o vento, mas do que as volúpias correntes marinhas, trouxe as caravelas a esta terra para em seguida abrir os caminhos aos sertões, e cruzar a linha de tordesilhas, até a muralha ocidental da cordilheira e edificar a mais importante das sociedades do equador..... A esta vontade tão poderosa, tem faltado ao longo do século, e mais ainda ao logo de este século outra e insdipensável virtude,  a virtude da justiça. Desprovido do espirito de justiça os homens podem ser individualmente prósperos, mas não podem fazer uma ricas as nações. Desprovidos de justiça que deve ser o instrumento prático ao dar equidade de valor aos trabalhos e aos bens, a moeda perde o respeito dos homens, e longe de servir aos povos, corrompe a sociedade, desfaz os valores morais, destroça a esperança e enfraquece a vontade.”

O que vemos acontecer desde o Governo FHC, que sucedeu a Itamar Franco, é um desvio deste caminho escolhido. A estabilidade da moeda que era pra ser uma conquista de todo povo brasileiro, foi usada para conquistar a reeleição; o que era para ser instrumento de justiça, tornou-se instrumento de manutenção do poder. Logo em seguida, outros que antes, tanto criticaram o plano real, a ele aderiram, com um falso discurso ético para, por meio de a estabiliade alcançar o poder, mas sem os fundamentos que a nação exigia para continuar no caminho de construção de uma nação rica e justa, por que lhes faltava a ética e a transparência, como ficou claro, nos diversos escândalos do Governo Lula.

Escândalos e mais escândalos, recheados de traições, com uma profunda da negação da justiça vem fazendo enfraquecer a vontade do povo brasileiro, a mesma vontade citada por Itamar Franco, que levou os caras pintadas a rua, e criou condições sociais para a execução de um plano, que contou a união de todo povo brasileiro para resgatar a confiança da moeda brasileira, e mais, ainda, resgatar a confiança do povo, a instituição de um desenvolvimento com bases seguras. É desta vontade que precisamos agora falar. Como naquele dia, é desta vontade que precisamos fazer uso, uma vontade forte, uma vontade que constrói os homens, aliado ao espírito de justiça e a esperança, e que une a todos, na busca da felicidade.

O momento atual, exige de todos nós um compromisso com a ética e a transparência, com os valores de respeito e defesa da vida, o compromisso com a justiça. O que vemos, é que a estabilidade da moeda tornou muitos brasileiros individualmente prósperos, mas não estancou a corrupção, pelo contrário, estamos vendo o povo sendo corrompidos, crimes sendo tratados com naturalidade, e nos permitindo esquecer o que disse, nosso memorável presidente Itamar. “Toda crise financeira relaciona-se com as crises políticas e as crises morais”, e, ao não perceber a força desta verdade, não conseguiu ver, escrito diante de nós em letras garrafais, que a crise moral que o país enfrenta que a corrupção deslavados a que tantos agentes públicos estão envolvidos é a semente maliga de futuras crises financeiras, e de desestabilização social.

A estabilidade da moeda, o modelo de desenvolvimento seguro implantado pelo plano real, trouxe riquezas e prosperidade individual, mas não trouxe, sequer na mesma proporção, a justiça ansiada pelos milhões de brasileiros. E por não ter sido acompanhado pelo espírito de justiça, motivado pelos maus exemplos dos líderes de dirigentes do país, que vencidos pela ganância, envolvidos pelos vícios tão caros a natureza humana, é esta mesma riqueza que contribuiu para o enfraquecimento da vontade do povo, tornando a desonestidade uma coisa normal e generalizada, o uso da propina como facilitador da vida, e em suas consequências maiores, os grandes escândalos que vem varrendo todo país. É inadmissível que governadores de Estado, senadores da república, parlamentares que dirigem o destino da nação, estejam envolvidos em situações criminosas, de desvios de verbas públicas, que na prática, contribui para deixar na miséria e na inanição milhares do nosso povo. As principais vítimas são os usuários da serviços públicos de sáude, segurança e educação, serviços estes, tao caros a qualidade de vida e  ao desenvolvimento espiritual do nosso povo.

Somente uma vontade forte, vinda do povo, da alma do povo, capitaneada por líderes comprometidos será capaz de deter tal situação. Urge que construamos trincheiras de lutas em torno da defesa da Educação Pública de qualidade, uma educação que longe de ser um negócio, seja um instrumento de desenvolvimento da pessoa humana, e de enriquecimento espiritual do povo. Saúde e segurança, também deverão ser vistos como investimento, pois é condição inprescindível para que o povo tenha tranquilidade e condições de exercícios do mais alto potencial.

O nosso partido, O PPS, Partido Popular Socialista, é um partido que tem todas as condições de assumir a responsabilidade, de neste momento crucial, indicar os caminhos possíveis para que a sociedade brasilieira retome sua força de vontade, vontade de ser uma não rica e justa, com valores morais humanistas de justiça e de paz. Para tanto, não podemos fugir a esta responsabilidade, e, não é por menos, e não é pouco simbólico, que o mesmo homem que entendeu o caminho de recuperação da confiança da moeda brasileira, que viu que por trás da moeda e da riqueza, existe os valores morais e o espírito de justiça como fundamentos de uma grande nação, tenha escolhido o PPS, para terminar sua carreira política. Somos, nós, os responsáveis por ajudar este pais a recuperar o verdadeiro sentido do plano real, o sentido da busca da força de vontade do povo, como instrumento de um desenvolvimento seguro, humanista e democrático.

Nestas eleições de 2012, em cada municipio onde tenha nossa bandeira, onde exista um filiado e ou simpatizante,  deveremos estar todos empenhados, não apenas em forjar novas lideranças, mas sobretudo, no trabalho de alertar cada brasileiro da necessidade de não se desviar do caminhos que pode transformar uma nação em uma nação rica. Não é a prosperidade individual que deve ser busca, é, sobretudo, a prosperidade coletiva, o desenvolvimento do espírito de justiça, onde, a moeda ou a riqueza seja um instrumento de equidade entre todos. Uma vez mais devemos lembrar-nos das palavras do saudoso Itamar. “ O real é uma politica conquista de todo o povo brasileiro, exaustos das injustiças que a inflação agrava e disposto a fazer a pátria com a qual sonharam nossos antepassados. Só o povo, com a sua vigilância e seu empenho ético poderá assegurar êxito permanente.”. Tais palavras deve ecoar em todos os cantos deste país, em todos os corações, para que não desanimemos diantes dos escândalos, para que não votemos nulo, e antes, façamos das decepções a lição necessária para aprendermos todos juntos, o aperfeiçoamento de nossa democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.