O PPS em Goiás – A Caravana da Esperança.


Nelson Soares dos Santos[1]

Neste sábado, 23 de fevereiro, as maiorias dos dirigentes do PPS goiano, estarão reunidos na cidade de Caldas Novas. O Encontro Regional prevê reunir além de toda a Executiva Estadual os vereadores eleitos, presidentes de Diretórios Municipais, Vice-prefeitos, filiados e simpatizantes. O Encontro ocorrerá na Câmara Municipal da Cidade  com início previsto para as 10 horas da Manha. O Vice-prefeito da Cidade de Morrinhos, único vice-prefeito do partido na região já confirmou presença. Na pauta do encontro temas como: Organização do PPS mulher, Juventude Popular Socialista, formação política e projeto de lançamento de chapas completas para deputado estadual e federal em 2014.

O PPS em Goiás hoje, conta com 62 vereadores distribuídos em mais de quarenta cidades, cinco vice-prefeitos (sendo três de cidades importantes – Rio Verde, Demilson Lima, Morrinhos com Tércio Menezes e Planaltina com Vilmar Popular), dois prefeitos ( Ivolândia com Doutor Fabio e Água Fria com João de Deus). Visto de perspectiva somos um partido pequeno, não temos deputados estaduais, tão pouco deputados federais. Apesar de tal visão em perspectiva podemos dizer que temos grandes coisas, propostas e valores a oferecer a Sociedade Goiana.

Um partido  Ficha Limpa.

Somos um partido Ficha Limpa. Não há em Goiás nenhum mandatário do PPS envolvido em escândalos e cuidaremos para que continue assim. O PPS goiano possui nos seus quadros hoje o Secretário de Estado da Cultura Gilvane Felipe, recentemente considerado um dos mais influentes políticos da área cultural do Estado. Ex-presidente do partido no Estado e membro do Diretório Estadual é um exemplo do tipo de quadro que o PPS valoriza, investe e acredita.

A ética para o PPS é mais que um discurso. É o próprio fundamento e razão do fazer política. Não se trata de puritanismo exagerado, mas de compreender que o verdadeiro humanismo passa pela evolução do ser humano, da busca da compreensão dos caminhos pelos quais o ser humano encontra formas de viver que traga felicidade, paz e crescimento integral. A ética é mais do palavras, é o fundamento das políticas que defendemos. Sustentabilidade, Educação, Segurança, saúde, urbanismo só tem sentido quando fundamentado em um humanismo libertário, nos valores da liberdade e da democracia.

Um partido que prega o desenvolvimento humanizado.

O PPS defende a Sustentabilidade. Aqui o PPS inova e se diferencia de tantos partidos que trazem um discurso sobre o meio ambiente que não se sustenta na prática por que cheio de contradições. Ao defender a sustentabilidade fundada na construção do Socialismo o PPS entende que não pode existir defesa do meio ambiente enquanto mantivermos milhares de pessoas na miséria. Mais do que isso, não se trata da miséria restrita ao estado nacional, o que defendemos é a luta contra a miséria em qualquer rincão do planeta. O filiado  do PPS que compreende o conceito de sustentabilidade que defendemos sabe que a vida acontece no local onde vive, que precisamos defender e valorizar nossas cidades, nosso estado e nosso País, mas que em essência somos cidadãos do Mundo. Isso explica e justifica a campanha já realizada pelo Partido para dar fim ao conceito de estrangeiro.

O PPS defende a Educação como Investimento. O PPS é o único partido na atual conjuntura da política brasileira a aprovar em um Congresso Nacional do Partido a defesa da Educação como fundamento do desenvolvimento do país, fazendo constar em Estatuto que as cidades administradas pelo PPS a partir de 2012 terão investimento real em Educação, valorização do professor com planos de carreiras e formação continuada e luta concreta pelo aumento da escolaridade real dos cidadãos. No congresso Nacional, nossos deputados Federais tem se destacado como defensores dos avanços no campo da Educação participando e liderando o processo de mudanças, apresentando emendas  e aperfeiçoando propostas referentes ao Plano Nacional de Educação. Para o PPS, a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e mesmo o crescimento e desenvolvimento econômico do futuro passa por urgente investimento no campo da educação.

O PPS apoia e luta contra Miséria e a melhoria da qualidade de vida. Para o PPS o fim da miséria não virá apenas com políticas compensatórias como Bolsa Família, Bolsa universitária etc. Ao reconhecer a importância destas políticas lembramos a transitoriedade das mesmas e que aliado a elas um grande programa de qualificação profissional, criação de condições para o crescimento econômico, aumento do emprego, melhoria das políticas públicas de Saúde, Segurança, habitação e urbanismo são elementos tão importantes quanto retirar da pobreza extrema nossos cidadãos. O combate a miséria que não provê ao homem condições de produzir o próprio sustenta não só permitirá que este homem volte a miséria como empobrecerá o país.

O PPS que quer e pode ser Grande.

Temos todos os motivos para acreditar que em 2014 a população de Goiás nos recompensará pela nossa firmeza, pela nossa luta em defesa dos servidores públicos, da cultura, da saúde pública de qualidade e da educação. Somos pequenos, mas juntos podemos nos tornar grande. Somos mais de 100 vozes em mais de 100 munícipios Goianos. É nosso dever levar a cada cidadão goiano o pensamento do PPS, a forma como o PPS defende o povo e o compromisso que o nosso partido tem com o futuro de todos nós. Para isso, é dever de cada dirigente do PPS, cada vereador eleito participar da vida da sociedade. Cuidando da educação dos filhos, indo aos conselhos escolares; cuidando da saúde do seu município acompanhando o cotidiano do Conselho Municipal de Saúde; e assim em todas as áreas. Vamos levar o pensamento do PPS para todos os lares do Estado de Goiás. É no poder loca, é na vida cotidiana que temos e devemos exercitar nossa cidadania. Toda mudança começa no poder local.

Nossos valores são: a democracia, a liberdade para além do direito de comprar e vender, a liberdade para ser cidadão, para viver, sentir, se expressar. A liberdade que ajuda o homem a tornar-se melhor; a sustentabilidade, para além dos discursos hipócritas, fundado no zelo das próprias relações humanas; e, a ética; não ética dos discursos vazios, do faz o que digo e não faça o que faço, mas a ética que sabe ser o homem o sujeito de sua história, mas que ao fazer sua história, está subjugado,  por forças que na maioria das vezes lhe são estranhas. Afivelemos nossos valores em nossos corações e escrevamos em nossas mentes e sigamos juntos e de mãos unidas na caminhada da esperança que nos levará a conquista de dias melhores.



[1] Nelson Soares dos Santos é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Secretário Geral do PPS Metropolitano, Diretora da  Fundação Astrogildo Pereira em Goiás e membro da Executiva Estadual do PPS em Goiás.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.