Roberto Freire, Presidente Nacional do PPS: A voz do Otimismo e da Esperança.



Nelson Soares dos Santos[1]

Segunda Feira dia 26 de Maio próximo o PPS Goiano reunirá seus  afiliados, dirigentes e Simpatizantes para receber Roberto Freire, presidente nacional da Legenda. Entre entrevista e reuniões políticas com aliados, estará presente na inauguração da nova sede do PPS em Goiás, hoje presidido por Marcos Abrão, uma aposta que o partido está fazendo na luta por ter um deputado federal por Goiás. Roberto Freire tem andado por todo o Brasil, colocou-se a si mesmo a missão de unir a  oposição para derrotar o Lulo-petismo e criar uma nova alternativa de Governança para o Brasil. Quem acompanha suas falas Brasil a fora, vê um eco de Otimismo e Esperança; e, uma vontade férrea de mudar os rumos do pais, e as formas atuais de se fazer política.
Quando conheci Roberto Freire, já havia conhecido e até convivido com outros ícones da resistência a Ditadura no Brasil. Convivi com Aldo Arantes, que uma citação apenas já dá ao leitor a importância que o mesmo teve na luta pela democracia uma vez que não há nenhum livro sério que descreveu a história da resistência a ditadura que não o cita; e, já havia conhecido e estado bem perto de outro ícone, João Amazonas, que por anos dirigiu o Partido Comunista do Brasil. Outros, como Haroldo Lima, Pinheiro Sales, entre tantos, havia deixado em mim  um certa tristeza. Com exceção de João Amazonas e Aldo Arantes – Homens cuja esperança latejava sempre no peito, e o anseio por justiça parecia-lhes a companheira inarredável -; via-os sempre como homens apegados ao passado, incapazes de compreender que fazer história é viver o presente de olho no futuro.
Foi no Congresso Nacional do PPS que vi esta faceta de Roberto Freire. Entre um debate e outro sobre temas como Educação, Saúde, Segurança, Sustentabilidade; que do nada os olhos do velho líder brilhou. Sentiu que o partido se renovava, buscava saída, estava viva a luta por dias melhores; e, tirando energia da experiência de luta assumiu a condução das novas propostas que vem colocando o PPS a frente na luta em defesa da Sustentabilidade, Saúde, Educação e Segurança de qualidade para todos.
Sua presença em Goiânia será, certamente, uma oportunidade dos goianos perceberem o empenho do PPS na defesa de serviços públicos de qualidade para todos, da defesa de uma Educação de qualidade, da valorização dos profissionais da Saúde, Educação e Segurança. Oportunidade de conhecer as propostas e caminhos apresentados pelo PPS na luta contra o racismo e pela construção de uma identidade nacional respeitando as diferenças existentes no seio deste grande país.
O tempo é de construção de caminhos e propostas por um Brasil melhor, e, por isso, certamente quem se fizer presente terá a oportunidade de ouvir sobre as razões pelas quais o PPS tão cedo se aliou ao PSB, ( Partido Socialista Brasileiro), na tentativa de proporcionar um novo caminho, uma nova esperança de ajustes no sentido de colocar o nosso país no caminho do desenvolvimento de forma definitiva. Quem lá estiver verá um homem otimista e cheio de esperança de que é possível vencer a corrupção, diminuir as desigualdades sociais, conquistar a democracia radical que permita a todos aqueles que querem ter a oportunidade de exercer a cidadania de forma digna.
A candidatura de Eduardo Campos será certamente o tema central de todas as conversas por que tem ele a consciência de que também o PPS Goiano e todos os seus militantes e dirigentes tem um papel a cumprir na luta por um Brasil melhor. Roberto Freire trará consigo a essência do que significa a Democracia do PPS, fruto do seu Congresso que traçou ali um caminho de lutas, uma proposta de dar  vida a política, trazer o cidadão a participação e oferecer novos caminhos e canais de exercício da cidadania. É por tudo isso, que digo, - Seja Bem vindo Roberto, Presidente Nacional do PPS, às Terras de Goiás.



[1] Nelson Soares dos Santos é Professor Universitário e membro da Direção do Estadual do PPS, e  membro Suplente da Direção Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história de um processo - Parte 1.

ORAÇÃO DE MAAT.

História de um processo parte 05. - Sobre Juízes e decisões no processo durante 18 anos.