Os três prazeres da carne.



Hoje aprendi com um amigo que os seres humanos em sua contraparte que os iguala a todos os animais possui três grandes prazeres: Comer, fazer sexo e cantar. Segundo ele, todos os animais, sem exceção praticam estas três coisas e o homem está acima apenas pela capacidade de praticar estas três coisas utilizando a livre vontade.
O que, no entanto, nos torna diferente dos demais animais? Se somos os únicos animais capazes de pensar e de por esta razão utilizar o livre abírtrio e a livre vontade, somos a única espécia animal que possui vontade.
 Entretanto o que vemos, na maioria dos casos, são indivíduos que não conseguem exercer a vontade para serem livres. São escravos da comida, da bebida, do sexo, ou mesmo da música de péssima qualidade que degrada a alma.
O nosso nível moral pode ser observado pela capacidade de usar nossa vontade e desfrutar desses prazeres com equilíbrio. Esses prazeres já foram trabalhados em dois filmes que conheço: Comer, rezar e amar e Amar, beber e cantar.
Todos aqueles que almejam o aprendizado da meditação, do controle emocional, da evolução espiritual devem aprender a controlar a vontade no exercício de desfrutar destes dois prazeres.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.