Igualdade Racial - Um tema que deve ocupar nosso tempo




Nelson Soares dos Santos

No ano de 1998, entrei em contato pela primeira vez com os movimentos emancipadores da raça negra. O primeiro movimento foi a UNEGRO  ( União dos Negros pela Igualdade), movimento ligado ao PC do B ( Partido Comunista do Brasil), e que em seu estatuto já previa uma luta fundada não no enfrentamento entre as raças, tão pouco a busca da supremacia de uma raça sobre outra. Nos encontros e discussões com outros movimentos  MNU ( Movimento Negro Unificado), dentre outros, ficava claro a diferença de concepção.
Neste tempo, mergulhei em leituras de biografias como  Malcom X, Martim Luther King, Nelson Mandela, Zumbi, Os abolicionistas brasileiros como Zumbi, Joaquim Nabuco, dentre outros. Comecei perceber que a leitura feita pela UNEGRO era a mais correta, uma vez que com o processo de globalização a pregação de emancipação de qualquer raça e ou nação em detrimento das demais é um desserviço a paz mundial e a evolução da humanidade. Quando cheguei no PPS ( Partido Popular Socialista), tomei conhecimento de uma campanha que o PPS fez que serviu para  tornar claras minhas ideias e, mostrou-me o caminho que deveria tomar na luta pela emancipação da raça negra e sobretudo pela luta por igualdade em prol dos descendentes dos Negros no Brasil. A campanha do PPS da qual falo, tinha como tema “Pelo fim do Conceito de estrangeiro”
A genialidade da campanha do PPS tocou-me profundamente. E foi assim que nasceu a ideia de propor no Congresso do Partido a criação de uma coordenação de Igualdade Racial para organizar os negros do partido, ( e com a participação de brancos, índios etc), com o objetivo de discutir políticas e organizar as ações em prol de um mundo onde as raças e nacionalidades não sejam motivos para que nenhum ser humano tenha ferido sua dignidade. A ideia da igualdade racial é a ideia da igualdade entre povos e nações. A ideia da igualdade Racial é o fundamento de uma luta na qual possamos aprofundar a consciência de que todos nós seres humanos, de todos os países somos responsáveis pelo destino deste planeta, e que temos todos o dever de cuidar de nossa casa ( Planeta Terra) zelando para que nenhum ser humano viva sem dignidade.
A Igualdade racial deve ser o farol a nos lembrar de que somos todos seres humanos, de que nenhuma raça, nenhum povo, nenhuma nação pode se considerar superior. Nenhum de nós podemos ousar ter o direito de escravizar os nossos semelhantes. A Igualdade Racial deve zelar pela memória histórica daqueles que no passado foram escravizados ( no Brasil índios e negros); daqueles que no presente sofrem preconceito e discriminação por sua raça, cor ou nacionalidade.
A Igualdade Racial é o farol que nos lembra que todo o ser humano não importa sua raça, cor, nacionalidade, merece viver  como um ser livre, merece lutar por sua dignidade, ter o livre direito de expressão, e sobretudo ter oportunidades de desenvolver seus talentos, usar bem o seu tempo e sua energia. A igualdade racial é o farol da luta por liberdade e dignidade nos tempos atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.