Um Brasil que começa: A contribuição do ENEM para a Democracia.






Nelson Soares dos Santos

Há quatro anos atrás, o tema da redação do ENEM foi sobre como a televisão manipulava o telespectador impedindo-o de forma uma ideia correta da realidade. Hoje, quatro anos depois, o ENEM praticamente repete o tema, entretanto desta vez, o instrumento de manipulação é o uso da internet. Diferente da televisão, a internet por meio da redes sociais capta muito mais dados dos usuários, e, através deles fica fácil compreender que tipo de mensagem o usuário está propenso a receber e “aceitar” como verdade.  E sendo assim, é possível levar o usuário a crer em notícias que estão longe de refletir a verdade ou a própria realidade.
Na prova do ENEM deste foi apresentado dois textos e um gráfico para ajudar o candidato a pensar em uma possível redação. No primeiro texto, faz alusão aos algoritmos para explicar como os aplicativos “escolhem” músicas que formam o gosto  musical de uma pessoa qualquer, a partir dos dados que estas pessoas disponibiliza nas redes sociais; no segundo texto, diretamente se fala dos algoritmos, por meio de um artigo de um Jornalista Brasileiro, Pepe Escobar, mostrando e fazendo uma alerta que no futuro serão as máquinas que vão escolher quais notícias devemos ler ou não.
No gráfico, um estudo do IBGE, sobre o uso da Internet no Brasil, os dados mostram algo curioso. 64,7 % da população utilizam internet no Brasil, sendo 63,8% mulheres, e 65,5% homens. Apresenta ainda o dado de que 85% dos jovens de 18 a 24 anos de idade e 25% das pessoas com mais de 60 anos usam internet, sendo; 94,2% para receber ou enviar mensagens de texto e voz; 73.3% conversar por vídeo ou chamada de voz; 76% assistir vídeos e programas.
A combinação interpretativa deixa claro a possibilidade do candidato compreender o quanto as eleições deste ano foram decididas pelas máquinas. Os escândalos ocorridos na Europa/Inglaterra com o Brexit; as eleições de Trump, e por fim, as eleições brasileiras, mostram claramente que estamos diante de um fenômeno pelo qual estamos perdendo a liberdade de escolher sobre o que ler, e portanto, em que acreditar. Em todas estas situações, acompanhou o processo de manipulação do usuário um outro fenômeno - o das faknews. Basicamente uma notícia falsa torna-se verdade quando os elementos argumentativos se harmonizam com a visão de mundo do leitor e as ideias que o mesmo defendem, ás vezes, nem precisa ser uma notícia totalmente falsa, apenas uma recriada e distorcida que possibilita a defesa de outros pontos de vista afastados da situação discutida.
Uma das notícias falsas que mais estrago causou aos adversários nas eleições 2018, foi o Kit Gay. No final, o TSE declarou ser mentira, o Governo declarou ser mentira, milhares de professores foram às redes declarar que nunca houve kit gay nas escolas, entretanto o assunto em questão, agora enviesado continuou sendo um instrumento de debate que fazia as pessoas perder o controle emocional, demonstrar ódio e todas as formas de paixões nos textos postados nas redes.  Diante de tudo isso, é que perguntamos: Será que realmente escolhemos o governo que temos? Será que as escolhas das pessoas estiveram dentro do processo democrático ou podemos dizer que as pessoas, por meio dos dados que disponibilizaram na internet foram embriagadas de emoções e levadas a acreditar em muitos fatos inexistentes e com isso fizeram opção de voto?
Hoje, 5.5 milhões de jovens fizeram o ENEM, e todos, por alguns instantes tomaram conhecimento da existência dos algoritmos. Estes jovens nunca mais usaram a internet da mesma forma. Eles sabem que os dados que disponibilizam são usados para conduzi-los a tomar decisões, e quem nem sempre estas decisões serão para o bem ou futuro que desejam ter.  Hoje, 5,5 milhões de jovens por alguns instantes, pensaram nas fake que eles mesmos publicaram, por que é impossível fazer uma redação sem pensar, sem fazer uma reflexão do ponto de encontro entre nossa moral e o texto que lemos. É por isso, que hoje, o Governo Temer deu uma grande contribuição a democracia e as lutas democráticas, pois hoje nasce um novo Brasil, um brasil que olhará com mais desconfiança para tudo que for postado nas redes sociais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.