Postagens

Mostrando postagens com o rótulo escola

Contribuição ao Debate de Lula sobre a segurança nas Escolas : Educação e aprendizagem necessita de Liberdade e diálogo. - Sobre as propostas de instalar protocolos de segurança nas escolas.

Imagem
Amanhã o presidente Lula debaterá segurança nas escolas. Será importante que o presidente compreenda e que seus assessores o façam compreender as reais necessidades das escolas e da educação brasileira. É mister que a primeira premissa a ser observada é o conceito do que deve ser a escola, e a educação escolar, pois isso por si só eliminará muitos jabutis do debate. Então, importa dizer que a Educação Escolar, e formal, é aquele que acontece no âmbito das instituições de ensino ou sistema escolar colocado a disposição do público pelo estado ( escola pública) e ou regulado pelo Estado ( escolas privadas). Isso por si só já mostra que existe um amplo espaço de educação, onde o indivíduo aprende conteúdos, valores, etc que não é o sistema escolar e pouco regulamentado pelo estado. Igrejas, associações, clubes, etc, todos de alguma forma educam seus frequentadores, e, nem é preciso falar das tradições culturais das cidades, estados, e sobretudo das famílias, primeiro elemento a m...

15 de abril , Dia do desarmamento infantil - O que isso tem a ver com a violência atual que adentra o interior da escola?

Imagem
  É comemorado no dia 15 de abril, o dia nacional do desarmamento infantil. Em um momento no qual a violência adentra os portões das escolas, levadas pelos estudantes é importante pensar em como seria se tivéssemos trabalhado de fato esta data. Já passou alguns anos desde que os criadores pensaram ser importante debater como o uso de armas de brinquedos, jogos violentos, videogames de guerras poderiam impactar no processo educativo destas crianças e na vida deles como futuros adultos. O objetivo era então conscientizar de que crianças não deveriam ter contatos com armas ou jogos violentos mesmo que de brinquedos. Nos dias atuais, estamos discutindo não mais armas de brinquedos, mas, armas de verdade. Alguns, adeptos do punitivismo, agora defendem o uso de detectores de metais, revistar as mochilas dos alunos, guardas armados dentro das escolas, etc. Entretanto, são os mesmos que no ano de 2005, trabalharam com afinco e impuseram uma derrota no referendo que pretendia desar...