Contribuição ao Debate de Lula sobre a segurança nas Escolas : Educação e aprendizagem necessita de Liberdade e diálogo. - Sobre as propostas de instalar protocolos de segurança nas escolas.
Amanhã o presidente Lula debaterá segurança nas escolas. Será importante que o presidente compreenda e que seus assessores o façam compreender as reais necessidades das escolas e da educação brasileira. É mister que a primeira premissa a ser observada é o conceito do que deve ser a escola, e a educação escolar, pois isso por si só eliminará muitos jabutis do debate. Então, importa dizer que a Educação Escolar, e formal, é aquele que acontece no âmbito das instituições de ensino ou sistema escolar colocado a disposição do público pelo estado ( escola pública) e ou regulado pelo Estado ( escolas privadas). Isso por si só já mostra que existe um amplo espaço de educação, onde o indivíduo aprende conteúdos, valores, etc que não é o sistema escolar e pouco regulamentado pelo estado. Igrejas, associações, clubes, etc, todos de alguma forma educam seus frequentadores, e, nem é preciso falar das tradições culturais das cidades, estados, e sobretudo das famílias, primeiro elemento a m...