Postagens

Mostrando postagens com o rótulo povos indígenas

19 de abril : dia do índio – Comemorar avanços, proteger as conquistas.

Imagem
  A construção de um ideário humanista será sempre cheio de idas e vindas, avanços e retrocessos, no entanto, podemos minorar os retrocessos e tivermos a coragem de exercer a gratidão pelos avanços, proteger as conquistas e não perder de vista o sentimento de justiça e de igualdade que deve nos mover. Hoje,,dia 19 de abril, é precismo comemorar, os avanços em primeiro lugar, e em segundo, estar atentos para evitar os retrocessos. E quando falamos em humanismo, o Brasil não será uma nação humanista enquanto não tratar os ancestrais de sua existência com a mesma igualdade, e o mesmo espírito de Justiça. Isso significa colocar no mesmo patamar índios, negros e brancos que aqui chegaram. Não é preciso ser um especialista em história para compreender que no início de sua história o Brasil foi profundamente injusto com índios e negros, e há uma reparação a ser feita. A grandeza desta terra foi construída sobre o sangue, o suor e as lágrimas de índios e negros, onde os brancos ...