Pergunta de uma ex-aluna sobre a avaliação nas séries iniciais
Professor preciso que você tire uma duvida. A secretaria de educação de Bom Jesus aplicou em todas as salas de 1º ano (alfabetização) provas para avaliação da aprendizagem dos alunos. a minha sala teve 80% de notas acima de 6.0 e 20% abaixo de 6.0. Posso considerar que a minha sala teve um bom desempenho? A Coordenadora me disse que foi muito ruim. Por favor dê-me a sua opinião sabendo de todo os seu conhecimento sei q saberá me dar a melhor resposta. obrigada
Bom, geralmente se faz uma média geral de toda a turma. Temos que saber, para opinar, a media de aprovação. Se 20 % forem reprovados, ou se no final houver uma quantidade de 20% de reprovação e evasão, é preciso que vc acenda a luz amarela em sua prática pedagógica. Mesmo sendo alfabetização, eu penso que o termômetro é a avaliação diagnóstica, ou seja, como você recebeu estes alunos. Perguntas: Estes alunos (20%), tem capital social? quem são os pais destes alunos? como é a vida social e econômica deles? e quanto a questões psicológicas? sobretudo comportamento?Para vc se sentir avaliada, tem de levar em conta o que vc está conseguindo ensinar, por isos, pense: como recebeu estes alunos e o que eles desenvolveram, e não apenas a nota que eles tiraram agora.Preocupe-se com o antes e o agora. Se notas medisse a competência do professor, então eu estaria ferrado, e as pessoas teriam razão do que falam de mim. È preciso saber, em que o professor conseguiu contribuir para o crescimento do aluno. Mesmo que este aluno, muitas vezes nao tenha alcançado a média esperada..pode ter crescido consideravelmente. O que importa mesmo, é conhecer bem os seus alunos, e em que está ensinando eles a viver. Conheça cada um deles, seus pais, as histórias, converse com a maes, inclusive, e se possível sobre detalhes importantes. Como a forma como a criança tirou a fralda, aprendeu a falar, quando começou a comer sozinha, etc.Isso são coisas que pesa, no processo de aprendizado de leitura de mundo. Agora se sua diretora está entendendo alfabetização com ensinar o alfabeto..ai fica dificil conversar...rs
Lembre-se que alfabetização, é mais que ensinar as letras do alfabeto, é ensinar a ler o mundo, leitura de mundo, socializar, etc. Como esta criança desenvolveu em termos de afeto para com os colegas, a questão ética, etc. Na Ed. Infantil, lembre-se o afeto tem que ser natural, verdadeiro, pois se a criança perceber artificialidade, perderá totalmente a motivação.Tanto na Ed. Infantil, como nas séries iniciais é perigoso mensurar avaliação. Principalmente com notas. Seria interessante uma avaliação mais aprofundada que tentasse medir outras questões, como o desenvolvimento da socialização, o afeto, elementos como coordenaçao motora, etc.Bom, acho que é um pouco isso...ah... qualquer coisa...pergunte..será um prazer responder.
Bom, geralmente se faz uma média geral de toda a turma. Temos que saber, para opinar, a media de aprovação. Se 20 % forem reprovados, ou se no final houver uma quantidade de 20% de reprovação e evasão, é preciso que vc acenda a luz amarela em sua prática pedagógica. Mesmo sendo alfabetização, eu penso que o termômetro é a avaliação diagnóstica, ou seja, como você recebeu estes alunos. Perguntas: Estes alunos (20%), tem capital social? quem são os pais destes alunos? como é a vida social e econômica deles? e quanto a questões psicológicas? sobretudo comportamento?Para vc se sentir avaliada, tem de levar em conta o que vc está conseguindo ensinar, por isos, pense: como recebeu estes alunos e o que eles desenvolveram, e não apenas a nota que eles tiraram agora.Preocupe-se com o antes e o agora. Se notas medisse a competência do professor, então eu estaria ferrado, e as pessoas teriam razão do que falam de mim. È preciso saber, em que o professor conseguiu contribuir para o crescimento do aluno. Mesmo que este aluno, muitas vezes nao tenha alcançado a média esperada..pode ter crescido consideravelmente. O que importa mesmo, é conhecer bem os seus alunos, e em que está ensinando eles a viver. Conheça cada um deles, seus pais, as histórias, converse com a maes, inclusive, e se possível sobre detalhes importantes. Como a forma como a criança tirou a fralda, aprendeu a falar, quando começou a comer sozinha, etc.Isso são coisas que pesa, no processo de aprendizado de leitura de mundo. Agora se sua diretora está entendendo alfabetização com ensinar o alfabeto..ai fica dificil conversar...rs
Lembre-se que alfabetização, é mais que ensinar as letras do alfabeto, é ensinar a ler o mundo, leitura de mundo, socializar, etc. Como esta criança desenvolveu em termos de afeto para com os colegas, a questão ética, etc. Na Ed. Infantil, lembre-se o afeto tem que ser natural, verdadeiro, pois se a criança perceber artificialidade, perderá totalmente a motivação.Tanto na Ed. Infantil, como nas séries iniciais é perigoso mensurar avaliação. Principalmente com notas. Seria interessante uma avaliação mais aprofundada que tentasse medir outras questões, como o desenvolvimento da socialização, o afeto, elementos como coordenaçao motora, etc.Bom, acho que é um pouco isso...ah... qualquer coisa...pergunte..será um prazer responder.
Comentários
Postar um comentário