Reverência e a busca pela paz.

Hoje, quero falar de reverência. NO dicionário significado da palavra reverência é dado como: reverência
Significado de reverência
s.f. Respeito profundo, acatamento, consideração.
Veneração ou respeito às coisas sagradas.
Cumprimento respeitoso; saudação respeitosa, acompanhada de inclinação do tronco para a frente ou de flexão dos joelhos; vênia, mesura: fazer uma reverência.
Vossa Reverência, tratamento que se dava aos religiosos das ordens mendicantes.
E é por isso mesmo que vejo importância em falarmos de reverência. Nos dias atuais, as vezes, falar de respeito já é dificil, e, talvez o nosso problema é que apenas respeito não constrói relações duradouras e pacíficas.
Creio que tem faltado a todos nós a reverência. Não aquilo que se chama reverência a um Deus exterior, mas reverência mesmo aquele divino que existe em nós. Na correria do dia-a-dia, poucas vezes paramos para reverenciar a natureza, não olhammos nosso próximo,nossos filhos, amigos, parentes com reverência. Temos dificuldade de parar, pois, necessitamos correr desesperadamente, em busca de algo que nem ao menos sabemor por que.
O ato de reverência exige uma parada, exige reflexão, exige ver, perceber, olhar mais de uma vez. Exige sentir o outro que existe em nós para que possamos sentir o nós que existe no outro.
A reverência é o ato essencial a percepeção da beleza. Talvez por isso os atepassados viam na reverência um passo primordial na adoraçao a Deus. Era pela reverência que se unia à Divina Providência.
Reverenciar é ter respeito profundo, é olhar para alguma coisa como única. È dar um valor incomensurável, é olhar profundo com os olhos da alma.
Nos dias de hoje, umas das coisas que precisamos reverenciar é a busca pela paz, ou a paz em si. O mundo está turbulento, os valores estão invertidos, o ser humano está espremido entre o ter e o ser, sendo que o ter está confundindo a mente de muitos.
Em tempos nos quais se reverenciar o ter,o consumir, o viver na correria, é preciso reverenciar a serenidade, a tranquilidade, a natureza, a paz de um lado cercado pela tempestade turbulenta.
Hoje, lutar pela paz é retomar o direito de reverenciar o bem, o amor, a força, a sabedoria e a beleza.É tempo de ouvir o cantar dos passáros, de sentir a brisa a nos tocar de leve ao corpo em dias de calor.
É tempo de permitir falar o Deus que existe em nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.