Vivemos em um ambiente totalitário e caótico. 
Sim. As evidências estão ai para todos que quiserem ver. Vivemos em um ambiente totalitário e caótico. E não, Bolsonaro não é o único problema, embora possa ser o maior vetor de legitimação da violência, racismo, machismo, etc. O nosso problema é social. Não se pode negar que quase metade da população aderiu a uma forma violenta de ver o mundo e a vida; e pior, aderiu a soluções violentas, até mesmo para questões que sequer demandam violência.
Não dá pra negar que o problema está nas famílias, nas igrejas, nas escolas e em todas as instituições. Líderes evangélicos eminentes como Silas Malafaia, Edir Macedo, RR Soares, Valdemiro Santiago e outros menores, pregam o ódio abertamente. Não se pode negar que o ódio tomou o lugar do amor como fator motivacional. O Combate a corrupção se transformou em desejo de vingança, ou em expressão de uma pulsão de morte contra tudo que é diferente.
Direcionar todo este ódio contra o PT, ou ao "Anti-petismo", é apenas uma desculpa visando justificar a expressão dos instintos mais primitivos. E não se trata de negar os erros do PT, trata-se de não negar as evidências da realidade.
Precisamos aprender a viver na sociedade que está emergindo, por que nossos inimigos não serão exatamente o Estado, será aquele amigo invejoso que querendo nos destruir usará de discursos falsos para nos denunciar de desordem; será o familiar rancoroso e vingativo que não aceita nossas vitórias.
Os tempos realmente mudaram. Os tempos de liberdade e democracia já acabaram. O que estamos vivendo já é a resistência. O que estamos vivendo já é a disputa se teremos o direito de continuar a manifestar nossas opiniões ou se teremos de nos calar completamente. Quem ainda não viu isso, é melhor parar e olhar melhor.
E aqueles que força o curso do rio, eu lhes digo, - Não tenham tanta esperança de votar daqui a quatro anos. Eu não tenho mais esta esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história de um processo - Parte 1.

ORAÇÃO DE MAAT.

História de um processo parte 05. - Sobre Juízes e decisões no processo durante 18 anos.