Biografia parte III - A formação moral, religiosa e espiritual.

Há quem diga que fui um homem de sorte, mas se sorte tive foi a coragem de ouvir pessoas e experimentar o que elas diziam ser verdade.
Assim que aprendi a ler e a escrever desenvolvi o hábito da leitura e de ouvir as pessoas. E foi assim que aos 11 anos, influenciado já pelas crenças religiosas dos ancestrais de minha raça tive acesso a uma biblia sagrada. Imediatamente, a leitura me colocou diante do catolicismo interpretado pelo Padre Geraldo. Logo em seguida tomei contato com uma outra versão da leitura da biblia feita pela Igreja Batista e Igreja Assembleia de Deus. Hoje, buscando na memória acho quase engraçado as diferentes versões, mas para aquele menino de dez a 12 anos tudo fazia muito sentido.
Foi no ano de 1986/87 que tudo ficou diferente. Chegou a cidade a professora de Matemática Dinalva da Silva Barbosa. Uma MULHER animada, otimista, e que se sentia na missão de levar até a cidade a versão Adventista da Leitura da Biblia. E foi assim que tive contato com os escritos de Elem G White e uma série de estudos com o tema "Encontro com a vida" .
Penso que nesse momento, minha formação moral e espiritual chegou em uma encruzilhada. Entre os terreiros, o catolicismo, o protestantismo e o Adventismo; dois outros personagens fazem parte da minha memória: Domingos Tocador, e Joel Pinto de Barros. O primeiro, Católico do seguimento da Renovação Carismática católica, convertido a via religiosa depois de uma vida inteira de farras e bebidas; o segundo que se revelava um leitor da bíblia e de seus mistérios, aconselhava que TUDO na vida deveria ter um equilíbrio e não se propunha a dizer a ninguém se existia um caminho correto ou certo de viver.
Optei pelo Adventismo no ano de 1987; talvez não pela doutrina, mas por ter encontrado na Professora Dinalva um amparo e segurança familiar. Amparo e segurança que se repetiram quando fui acolhido quase como um filho adotivo pelo Pastor
Jaime Wolff
, e em seguida o ambiente familiar que se podia viver no IABC - Instituto Adventista Brasil Central, onde cursei o Ensino Médio, aprendi Oratória e tive acesso a uma vasta biblioteca que me propiciou conhecer todas as religiões antigas, teologias, literatura e história da Humanidade.
Penso que 60% de minha formação moral e espiritual ocorreu nesse periodo, mas ainda faltava comoreender como minha ancestralidade me afetava. Então quando sai do Internato, dividi meu tempo entre a vida no mundo do trabalho, a formação académica e os estudosda Umbanda, Kimbanda, Candomblé, kardecismo e tudo que se referia a história dos negros e da África.
Mais tarde, o contato com a filosofia e a Metafísica completaria minha formação e me colocava no Centro de uma atividade humanista na qual TODOS na Humanidade são vistos como meus irmãos. Um humanismo que não me permite discriminar a NINGUÉM seja por sua cor, raça, religião, origem ou qualquer outra diferença.
Aprendi que as religiões são importantes, mas que não devem servir para separar as pessoas, perseguir, retirar liberdades ou insuflar o ódio.
Aprendi que família é uma instituição de suma importância, mas que NINGUÉM deve ser rejeitado ou discriminado pelo modelo de família no qual nasceu.
E finalmente, aprendi que a oportunidade de acesso a Educação de qualidade é a única porta que pode realmente fazer a diferença na vida de um ser humano.
Como pré candidato a vereador em GOIÂNIA Quero colocar a serviço de toda comunidade goianiense este aprendizado de uma vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.