Deputado Hélio Lopes não representa os Negros desse país




É comum negro possuírem amigos racistas. Eu mesmo já tive alguns, mas á medida que aumentou a minha consciência da importância da minha ancestralidade para minha evolução moral, material, social e espiritual afastei-me de todos. Amigos racistas é a pior desgraça para o crescimento moral, espiritual, social e material de um Negro. Por mais que se demonstrem nossos amigos não deixam de serem racistas, continuam a diminuir nosso valor, tenta nos fazer capachos quando a situação se apresenta, e quase sempre fazem piadas de mau gosto quando menos esperamos. A piada feita pelo presidente Jair Bolsonaro com o deputado Hélio  Lopes,  acontece todos os dias, em todos os cantos do país, e diminui e insulta a raça negra, negros, pardos e toda a nossa ancestralidade.

Eu tive um amigo branco. Gostava muito dele. Eu o considerava um amigo de verdade. Achava a irmã dele bonita e planejava um dia pedir ela em namoro. De descendência judia eu acreditava que ele tinha superado estas questões de raça. Estudava juntos, eu o admirava pela inteligência e ele demonstrava sempre reciprocidade. Até que um dia uma moça negra se apaixonou por ele. Decidido a me fazer de cupido, instei com ele para namorar a moça. Ele deu de ombros e disse: Você está maluco??? Como eu vou explicar para os meus pais que estou namorando uma negra?  Naquele dia, todo meu afeto de amizade por ele se acabou.

Tive também uma namorada ruiva. Ela era linda. Moça de bons modos, inteligente, culta, de família abastada, e parecia extremamente apaixonada por mim. Quando me apresentou a família, percebi certa resistência, mas não dei importância. Eu tinha esperanças naquela paixão. Embora minha intuição dizia que não parecia ser o amor da minha alma estava decidido a fazer daquele relacionamento uma possibilidade de vida. Um dia, resolvemos fazer um passeio no parque. Deitado na relva, ali,   juntos olhando para o lago que estava diante dos nossos olhos, naquele ar que só os apaixonados e resolutos conseguem viver ela desabafou em voz alta : “ Meu nego, o que vou fazer se nossos filhos nascerem negros de cabelo ruim?. Foi o nosso último encontro.

Vivi muitos outros casos. No trabalho, em sala de aula, na faculdade, no mestrado e no doutorado vivi casos explícitos de racismo de pessoas que se diziam não racistas. Eu resisto e procuro afastar-me de tais pessoas cada vez mais.  Entendi que lutar por igualdade entre as raças é, exatamente não aceitar ser capacho. Lutar por igualdade significa recusar todo e qualquer tipo de tratamento desumano e degradante. As piadas de mau gosto, como fez o presidente Jair Bolsonaro, escondem por trás delas o que chamo de Negros da Casa Grande, e que Ciro Gomes, a propósito do debate com um vereador paulista chamou-o de capitão do Mato. Capitão do mato eram negros que criados na Casa Grande, ou que ganhando a confiança do Senhor de escravos passava a ser o responsável por escravizar, torturar, e até matar aqueles negros que não se curvavam a escravidão.

A posição do Hélio Lopes ao lado do Presidente Jair Bolsonaro, é a posição de um capitão do Mato. Dizendo defender oportunidades iguais ignora as desigualdades históricas entre negros e brancos, negam a existência da Escravidão, distorcem a história, e, vilipendiam nossa ancestralidade. Negam a necessidade de políticas compensativas, a criação de mecanismos que permitam aumentar a estima e confiança do negro ser negro e acreditar que todos podemos ser muito mais que  capitães do mato. Negam nossa possibilidade de sermos homens livres e participarmos da sociedade de forma cidadã.

A luta por igualdade na qual eu acredito, não permite qualquer forma de desmerecimento, piadas de mau gosto, a qualquer que seja  raça. E sim, uma defesa ferrenha de políticas compensatórias para aqueles que de alguma forma, encontram-se sob fragilidade social e necessitam de algum instrumento que o torne capaz de ingressar e participar na vida social com condições de desenvolver os seus dons, talentos e habilidades. Não é por acaso que sou um ferrenho defensor de oportunidades  iguais de educação de qualidade para todos, por que creio que apenas a educação é capaz de nos libertar em definitivo da escravidão e pobreza que a maioria de nós negros, estamos ou fomos submetidos em todos os aspectos de nossa existência. Deputado Hélio Lopes, chamado pelo Presidente Bolsonaro de Hélio Negão, não nos representa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.