Quem é você na sociedade capitalista? Sobre democracia e comunismo.

 

Quase difícil de acreditar que 44% da população brasileira disse para uma pesquisa recente ter medo de que o brasil se torne comunista. Isso acontece pouco menos de 100 dias do início do governo Lula, e é um discurso alimentado por uma oposição de extrema direita, incluindo a turma do ex-presidente Jair Bolsonaro, Moro, etc, de que o Governo Lula transformará o brasil em um país comunista. Entretanto, para entender o absurdo e compreender melhor o discurso e o projeto do governo atual, precisamos compreender o quadro abaixo. Afinal, quem é quem no capitalismo?

Capitalista - representa menos de 10% da população, e são grandes empresários que além de serem donos de grandes empresas, possui capital liquido sobrando e são grandes investidores em bolsas de valores pelo mundo inteiro. Exemplo: Abílio Diniz, Grupo Friboi, 3 G Capital, grandes construtoras, etc, etc, etc....

Liberal -- aquele que acredita nas ideias de que o mercado é supremo como regulador da sociedade. Aqui entra todo mundo que acredita nisso, pobre, rico, etc. Aqueles que compreende no que acredita e ou que acredita só pela fé mesmo.

Pequenos e médios empresários - Alguns deles até se arriscam a investir na bolsa, e quase sempre são presas fáceis dos grandes capitalistas. O movimento da bolsa é ardiloso para quem tem pouco dinheiro. Geralmente o pequeno e médio empresário, tem poucos empregados, é também, na maioria das vezes, alguém que trabalha duro em sua empresa, e consegue empregar familiares.

Profissional Liberal. Aqui nós temos um fato interessante. É que todo técnico de nível superior, e até que não seja, mas autônomo é reconhecido como profissional liberal. Entra aqui o professor, advogado, eletricista, soldador, tapeceiro, padeiro, médico, enfermeiro, odontólogo, etc, Não é muito difícil ver o quanto pode existir de diferença salarial entre os profissionais liberais, sem falar que dentro das mesmas categorias, existem diferenças gritantes. Então, pode existir profissional liberal que ganha dois salários mínimos ou menos, e pode existir e existe profissional liberal que ganha 100 salários mínimos ou mais por mês.

Lupem proletariado - Podemos chamar assim na atualidade, todos aqueles trabalhadores que não tem nenhum poder ou autonomia de negociação do próprio salário. Pessoas da limpeza, trabalhadores rurais das fazendas, e por que não colocar aqui os entregadores, moto taxistas, etc;...

Homer - dentre todos os assalariados, ou seja, aqueles cuja principal renda para viver e pagar as contas é o salário, tem aqueles que por ganharem um pouco melhor e ter acesso a determinados bens de consumo tem uma imagem de si, como se fosse grandes capitalistas. Aqui entra principalmente aqueles considerados com profissões nobres, como médicos, engenheiros e advogados. Pensam que são capitalistas, mas na verdade não são, por que a maioria não tem sequer reserva para viver, sem passar forme, uns cinco anos para trabalha, quanto mais pra viver de renda.
No meio de tudo isso, tem aqueles que vivem desempregados, fazem bicos para sobreviver, e dependem dos programas sociais do governo.
Precisamos refletir sobre isso.. O comunismo seria um sistema onde não haveria capitalistas ( donos dos meios de produção e que vivem de renda mais valia), e a democracia precisa ser um sistema onde as desigualdades sociais não sejam tão absurdas, até por que o fosso das desigualdades sociais é um chamariz para as tentações autoritárias. Defender a democracia significa combater este fosso de desigualdade e compreender onde cada um estamos, pode nos ajudar a nos posicionar nos sistema.
Aumentar a isenção do imposto de renda para cinco mil não irá tornar o brasil comunista, vai ajudar a diminuir as desigualdades sociais. Combater o racismo, a violência contra as mulheres, investir para que todos tenham casa própria, abaixar os juros, nada disso nos levará ao comunismo. No máximo a uma democracia mais igualitária. E se defendemos a vida e queremos Justiça social, devemos querer também fortalecer a democracia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.