Debate no Face com Sinésio de Oliveira e Carlos William Leite.


·          O diálogo abaixo é com dois funcionários da Secretaria da Educação, cargos comissionados. Vejam como eles defendem o pacto.


o    Nelson Soares Dos Santos Li. E já postei no meu face, inclusive te mencionando Euler De França Belém. Se o objetivo do artigo for suscitar o debate vai conseguir; agora se for entrar no mérito do debate sobre o pacto pela educação, ai o artigo ficou manco.E digo por que. Comparar o pensamento científico com o pacto pela educação é um disparate. No pacto do Thiago Peixoto Perfil II, não tem nada de científico, e duvido que algum cientista de posições liberais tenha coragem de defendê-lo. O pensamento do Libâneo pode até ter limitações, mas é ciência. E neste sentido, tem que se perceber que as posições, ou correntes no campos da ciência são muitas. Veja, se olharmos a filosofia, tem pelo menos cinco correntes básicas na contemporaneidade: O positivismo, o Marxismo, a Fenomenologia, O existencialismo, O pragmatismo, etc); Na sociologia temos O Positivismo, o Weberianismo, O Marxismo, A Escola de Chicago, e a chamada Sociologia do Cotidiano; Ou seja, na Educação não é diferente. Temos a pedagogia tradicional, a Pedagogia liberal ( sim, o nome é este mesmo), Os progressistas ( diversos tipos inclusive os marxistas ai incluídos), A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, cujo principal signitário é o Libânel. Só por isso, já dá para perceber o quanto o artigo é raso de argumentos.
domingo às 13:14 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos Dizer que o Pacto de Thiago Peixoto Perfil II, pode ser sustentado por qualquer destas teorias não tem fundamento. Duvido que algum pesquisador sério tenha coragem de emprestar seu nome e seu currículo para fundamentar o Pacto. E mesmo que venha pagar muito, o tal que resolver fazer isso, não terá sucesso por uma razão simples- o tal pacto não tem nenhum fundamento na realidade. Então, que se faça o debate sobe uma possível revolução na Educação, mas com seriedeade, com rigor, e neste sentido, o debate começa pro ignorar o tal pacto que está ai.
domingo às 13:19 · Curtir
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Euler De França Belém Será que o Libaneo quer responder o artigo? Só que o texto, Nelson Soares Dos Santos, não pode ser tão grande quanto o texto dele que você me enviou.
domingo às 13:20 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos É preciso também perceber que tal debate precisa levar em conta o pacto federativo. Creio que o teórico que melhor pensou estas questões até o momento foi Luis Antônio Cunha. Em suas obras, de forma notada em Estado, Educação e Partidos Políticos no Brasil, ele traça uma análise profunda e rigorosa destas tentativas de resolver o problema da Educação. Não é só uma questão teórica...é mais além, dái o quanto foi ingênuo o Thiago Peixoto Perfil II, ingênuo por pensar que sua formação de economista e gerenciamento de projetos a níve de especialização lhe daria condições de entender o mundo da educação.
domingo às 13:22 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos Cientistas e pesquisadores sérios não são dados a escrever ou responder jornais, mas creio que ele aceitaria sim dar uma entrevista.
domingo às 13:24 · Curtir
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Euler De França Belém ‎Nelson Soares Dos Santos, só se for em Goiás, porque, no mundo inteiro, cientistas polemizam pelos jornais.
domingo às 13:26 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos E não fazem isso Euler De França Belém, não por não respeitar a imprensa, mas pelo rigor metodológico que a ciência exige. Mas quase sempre em um momento como este não fogem do debate. Com certeza pesquisadores da UFG, também se diposriam a falar. Temos o Ildeu Coelho, A Anita, a Maurides Macedo, A Valderês Loureiro, o Marcos Loureiro E muitos outros que poderiam fazer boas análises.
domingo às 13:27 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos verdade Euler De França Belém, por jornais. Tipo a Folha Ilustríssima da Folha,.....Quem sabe o Jornal Opção, seja este espaço em Goiás, por que outros jornais por ai...convenhamos.....
domingo às 13:37 · Curtir
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Euler De França Belém Vladimir Safatle, professor da USP e doutor pela Universidade Paris, e Richard Dawkins, o cientista inglês, vivem debatendo nos jornais. Nelson Soares Dos Santos
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Euler De França Belém ‎Nelson Soares Dos Santos, peça para o Libaneo escrever um texto com 8 mil (uma página) ou 16 mil caracteres (duas páginas).
domingo às 13:43 · Curtir
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Nelson Soares Dos Santos Vou Vê-lo esta semana...ai converso sobre isso.
domingo às 13:44 · Curtir
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Nádia Aparecida Pires Muito bom e sensato o artigo! Pautado na verdade.
domingo às 15:00 · Curtir
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Elisa Franco Euler. Bom domingo. Vou ler.
domingo às 19:44 · Curtir
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Jeferson De Castro Vieira Texto do Zé tem que ler com muita calma. Prometo ler esta semana.
domingo às 20:22 · Curtir
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Ádria Assunção Realmente um texto polêmico e que aborda vários aspectos que constituem o nosso cenário educacional. Dentre eles, destaco a eterna contradição entre teoria e prática, os equívocos relacionados à educação inclusiva e os embates políticos e ideológicos que interferem na escola. Estou cansada dessa visão marxista ultrapassada que considera o capitalismo a personificação do mal, e vê exploração do funcionário em cada ação dos patrões! Vivemos em tempo que cada um luta pelos seus interesses, mas se não tivermos objetivos comuns, ninguém sai ganhando... A meritocracia não é ruim e, em minha opinião, pode gerar bons resultados inclusive pensando na inclusão escolar. O bom professor, aquele que é engajado, responsável e estudioso faz um bom trabalho com alunos com e sem necessidades educacionais especiais. Penso que esse programa do governo foi mal feito e precisa ser revisto, mas
Em época de eleição, tudo pode acontecer...
domingo às 23:35 · Curtir
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior ‎Euler De França Belém, ainda bem que existem jornalistas como vc e o Elder Pereira Diasescrevendo no Jornal Opção. O ultra-conservador José Maria não apresentou nenhum argumento novo, criticou tudo e todos e não analisou nada profundamente. O Sr José Maria apenas repete a sua tese surrada e repetitiva de que o grande problema da educação é a formação universitária, principalmente pelo viés esquerdista presente nas Universidades brasileiras. Ao contrário, as universidades ainda são bastante conservadoras e o marxismo está longe de ser o pensamento predominante. Portanto, o argumento que o Sr José Maria vêm repetindo como um mantra em inúmeros artigos, não passa de uma invenção tosca. Os problemas da educação são antes de tudo a falta de investimentos, a falta de valorização do professor, entre outras questões estruturais. Não podemos desviar o foco com nuvens de fumaça.
há 23 horas · Curtir
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior Para o José Maria o neoliberalismo é uma invenção? Ou uma invenção do Libâneo? E o pacto da educação não segue uma ótica neoliberal? Ele não apresentou nenhum argumento para falar ao contrário. Pelo menos não vi.
há 23 horas · Curtir
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior Falar que a Unesco é esquerdista é o cúmulo da falta de análise. Não é pelo fato de essa entidade tratar de problemas sociais, como o do racismo, que torna essa entidade em esquerdista. Isso só é possível para quem vê o golpe de 64 com bons olhos. Esse é só mais um dos pontos que demonstram a miopia do jornalista José Maria.
há 23 horas · Curtir
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior Por último, quando o jornalista José Maria falar do Mobilização dos Professores de Goiás (MPG), ele demonstra a sua falta de ética jornalística ou a sua ética reacionária. No mesmo site que ele pesquisou está explicando a origem do movimento. Mas ele propositalmente escolheu duas pessoas que participam e colaboram com o movimento, mas fazem parte de partido político, para tentar desqualificar o movimento e jogar o seu veneno. Não procurou conversar com ninguém e já saiu tirando conclusões precipitadas, pois o seu objetivo era muito mais atacar do que saber a verdade. O MPG é muito além de pessoas, é um movimento autêntico da categoria e é algo novo na organização política dos professores. A Julia Lemos Vieira escreveu um artigo analisando as perdas concretas dos professores. Mas por ela ser filha de uma deputada o Sr. José Maria desqualificou os argumentos da moça e as conclusões de sua análise. O jornalista José Maria citou o marido dela, Fernando Dominience, e criticou os estudos acadêmicos que esses fizeram. Será que o jornalista José Maria leu as dissertações deles? ou será que ele está fazendo uma crítica barata só pelo título? Isso é vulgarização da crítica ou falta de ética jornalística? O MPG é um movimento autônomo, formado pela indignação da categoria. Não é apêndice de partido nenhum. Vou dar uma dica feijão com arroz para o jornalista José Maria: investigue antes de abrir a boca para não falar besteiras.
há 23 horas · Curtir
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior Só quero deixar claro que minhas críticas estão direcionadas ao jornalista José Maria e não aoJornal Opção. Há algum tempo que venho lendo os artigos do Sr. José Maria e estava com isso entalado na garganta. É só uma visão sobre o artigo, rs.
há 23 horas · Curtir
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Euler De França Belém, o jornalista José Maria e Silva, em seu artigo "O fracasso do mérito" açoita a proposta do governador Marconi em valorizar o professor por mérito, ele inclusive diz que o programa foi "lançado com estardalhaço pelo s...Ver mais
há 17 horas · Curtir
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Sabe o que acho engraçado? Como estas pessoas que acham que o neoliberalismo é uma invenção, que o capitalismo, a concentração de renda e a exploração do homem pelo homem é uma invenção em um país de 190 milhões de habitantes e 145 mil milionários? Ou em um estado como Goiás de 5 milhões de habitantes e 1398 milionários? Como não vê desigualdade em um lugar onde apenas 10% das pessoa ganham mais de cinco salários mínimos para cuidar de suas famílias? Poderia José Maria responder tais questões?
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Euler De França Belém, recorro a uma frase do jornalista José Maria e Silva: "Sem contar que a meritocracia proposta pelo governo está à disposição de todos, enquanto o mestrado e o doutorado ou terão de ser comprados pelo professor a peso de outro no mercado privado ou ficarão restritos aos pouquíssimos eleitos da pós-graduação stricto sensu da universidade pública". Carol OliveiraDanin JúniorCezar SantosCarlos Willian LeiteAntônio Gonçalves Rocha JúniorEdmar OliveiraDiogo Luz,João Paulo TeixeiraHélverton Baiano
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior Querido Sinésio Dioliveira, gostaria que o Sr José Maria nos indicasse o mestrado e doutorado em marxismo, pois eu seria o primeiro a matricular. Falar que o mérito é mais justo é uma piada. O modelo de meritocracia aprovado pelo Thiago Peixoto é restrito apenas para 20% da categoria. Isso demonstra o desconhecimento do Sr José Maria da lei aprovada pelo governo.
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Nelson Soares Dos Santos Sinésio, uma pergunta básica - Qual sua formação? tem mestrado ou doutorado em que?
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Antônio Gonçalves Rocha Júnior O problema do mercado de pós-gtaduação ou da restrição das vagas em universidades públicas, realmente é um problema, mas um problema distinto da meritocracia.
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Nelson Soares Dos Santos Conversar sobre meritocracia com quem não tem nem currículo na plataforma lattes... e são apenas graduados.... é difícil demais. Esta é a verdade.
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Carlos Willian Leite Difícil é essa rasura de argumentos. O critério para debater é ter currículo na plataforma lattes? Alguém disse isso ou li errado?
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Nelson Soares Dos Santos O critério para debater é ter formação, que a gente descobre consultando o curriculo lattes, ou existe mérito onde não existe estrada percorrida? Como se pode pensar em meritocracia com pessoas que desconhecem a ciência da Educação?
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Carlos Willian Leite Cientistas e pesquisadores sérios não debatem pelos jornais? Ou está pessoa não esta acostumada a ler jornais, ficou restrita aos limites do rio Paranaíba, ou é na linha do velho e bom sofisma: meus argumentos eu mesmo invento, desde que ao final eu tenha razão.
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Nelson Soares Dos Santos continua lendo, amigo.....sem pressa...com calma...continua lendo...
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Carlos Willian Leite Quem? Continue consultando o lattes, o Google, Hummm, sua profundidade de azulejo é fantástica...
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Nelson Soares Dos Santos na verdade é preciso mesmo corrigir...e dizer que em goiás não existem jornais sérios....rs
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Nelson Soares Dos Santos Para estar tão bravo deve ter sido você o teórico da profundidade que elaborou o Pacto da Educação. Parabéns...você conseguiu unanimidade...ou quase...mas contra ele...rs
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Carlos Willian Leite Esse tipo de argumento é tão profundo como dizer que alguém é feio. Seria a mesma coisa de eu dizer que só os ridículos postam fotos no Facebook falando ao microfone. Eu posso achar ridículo, mas será que é?
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Nelson Soares Dos Santos Todas as análises por mim defendidas sobre o Pacto, pode ser encontradas nowww.amigosdosabor.blogspot.com - Também pode ler minha dissertação de mestrado, e outros artigos escritos sobre o Sistema Nacional de Educação. Também, tem palestras sobre a CONAE 2010.
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amigosdosabor.blogspot.com
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Nelson Soares Dos Santos E por que a dez anos venho pesquisando e debatendo o assunto, você pode também consultar os GTs da ANPED, em www.anped.org.br tudo que está lá, aproxima muito do que penso. Leia pelo menos a carta compromisso que como afiliado sou parte.
https://s-external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQDFtewmw8DxDuFr&w=90&h=90&url=http%3A%2F%2Fwww.anped.org.br%2Fimages%2Flogo_anped_orig_ot.png
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Sinésio Dioliveira Caro professor universitário Nelson Soares dos Santos, fiz o curso de Letras na Universidade Católica de Goiás. Mas que peso tem isso na conversa que está sendo travada? O jornalistaNilson Gomes Nilson Gomes Carneiro tem uma frase que talvez caiba na conversa: "Não é diploma que encurta a orelha".
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Sinésio Dioliveira Quem "lattes" não morde...
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Nelson Soares Dos Santos Parabéns Sinésio, Siga adiante então. E boa sorte pra ti. Uma coisa é certa, teus professores de letras devem estar, a esta altura, todos com vergonha de você. E pensando, puxa, este foi meu aluno. Eu neste momento estou muito feliz. Você não foi meu aluno.
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Carlos Willian Leite Professor Nelson, o gentleman. Modos à altura da sabedoria.
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Eu não entendo esse debate sobre as mudanças na Educação. Só pode ser corporativismo (de poucos) ou partidarização... O objetivo da reforma é colocar o professor cada vez mais engajado com a melhoria dos resultados a serem obtidos pelos seus alunos - é isso que se quer remunerar melhor. As mudanças na titularidade afetam 304 professores em um universo de 29 mil. Se o professor for bem nos critérios de avaliação de desempenho (respaldados pelo Ministério da Educação), pode ganhar até R$ 2 mil a mais do que ganha hoje. E mais: antes, o teto da categoria (mesmo com titularidade) era de R$ 2,7 mil. Agora, será de R$ 4,7 mil. Thiago Peixoto é um cidadão sério e quer melhorar a Educação de Goiás. O público precisa perceber quais são as intenções de quem o apedreja. Sinésio DioliveiraEuler De França BelémCarlos Willian Leite
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Nelson Soares Dos Santos O tempo de honrar a mediocridade pode um dia chegar ao fim. Força e honra.
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Euler De França Belém ‎Roberto Carlos Jr.: está acompanhando o debate?
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Danin Júnior, a titularidade dos professores é apenas uma aspecto do problema. Tem uma dezenas de outros que envolve questões pedagógicas, curriculares e de gestão. Leia o artigo do Libâneo, a Carta da ANPED, e vais entender um pouco mais. O conselho Estadual de educação não é partidário, aliás, a maioria lá foi indicado pela secretaria. As universidades não são partidárias. Até agora não encontrei um colega que tivesse coragem de defender o pacto, embora, muitos prefiram não se manifestar. Não é estranho isso?
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Carlos Willian Leite Na sua linha de argumentação: Professor, sem brincadeiras, adorei sua foto do perfil, microfone em punho e tal. Me fez lembrar quando eu tinha 15 anos. Quando tiver palestras públicas suas, por favor avise, quero reservar os ingressos. Tenho trauma de filas. Tchau.
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Éh, Carlos William. Se houvesse mesmo o desejo de uma revolução na educação tua última fala teria sido bem diferente. Eu tenho orgulho sim de ser professor. E quem assistiu estas palestras até hoje pergunta quando eu poderia voltar lá. A foto que você vê no perfil é de 2009, percorri 22 municípios falando e esclarecendo sobre a Conferência Nacional de Educação, defendendo 10% do PIB para Educação, repactuação do pacto federativo, universalização da Educação Infantil, Valorização do Professor e tantas outras coisas que a Educação precisa. Você será bem vindo....e quando quiser pode assistir minhas aulas também.... E tenha certeza eu aprenderei com você, como aprendi hoje, neste breve diálogo.
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Li cuidadosamente o que escreveu o professor Nelson Soares Dos Santos. Percebi que há um traço no seu texto: ele escreve, diz coisas, mas não argumenta. Para um indivíduo com formação acadêmica, pelo menos em nível de mestrado, é fundamental que apresente a ideia e que, em seguida, ela seja demonstrada. A rigor, o mestre Nelson faz um ataque ao artigo do sr. José Maria e Silva, mas não uma crítica, porque não há substância em sua argumentação — há, isto sim, posições políticas, argumentos a priori. O parti-pris ideológico parece que não deixa o professor pensar. Fica-se com a impressão de que ele fugiu da escola. Observe o uso que faz da língua portuguesa. Não é dos melhores.
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Carlos Willian Leite Esse argumento de dizer os outros são burros é o argumento de quem não tem argumento. É bobo, é inócuo. Cadê os argumentos de adulto?
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Ilustríssimo professor universitário Nelson Soares dos Santos, você está diluindo o essencial em colocações segundárias. Faz-se necessário reconhecer, meu caro professror universitário, que há uma bandeira partidária na boca de alguns camaradas que apedrejam o Pacto pela Educação. Esses camaradas lembram a ação do personagem Dindenaut (de Rabelais), que, atritado com outro personagem ( Panúrgio) compra uma ovelha deste e a joga no despenhadeiro, isso para que as outras ovelhas vissem a cena e fizessem o mesmo. E fizeram. Há muita gente (sobretudo alguns alunos ingênuos) sendo envolvida nesse abismo porque uma ovelha foi jogada maquiavelicamente no despenhadeiro.
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Complicado né. verdade. Não me preocupo em escrever com esmero. E nem gasto dinheiro com revisor. Com exceção de textos oficiais e para publicação qualis. De resto, não entendo como quando digo que o Pacto ignora a questão da repactuação federativa não seja um argumento. Outra questão diz respeito ao currículo. Não consigo entender como não consegue ver na falta de articulação curricular dificuldades em construir uma Educação Básica de qualidade. Ou seja, argumentos antigos e já debatidos na ANPED, na CONAE, e outros até mesmo defendidos pela UNESCO. Agora, torna tudo coisas, ideológicas... Difícil.
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Para enriquecer mais ainda o debate, reproduzo aqui artigo assinado pelo professor Fernando Pereira, no jornal Popular.

A titularidade e o mérito

Fernando Pereira dos Santos (professor de matemática do Cepae/UFG e Superintendente de Ensino Médio da Seduc/GO)

Na atual paralisação dos professores da rede estadual em Goiás, a questão da titularidade e a do mérito tem sido tratadas como sinônimos. Nada mais falso.

Argumenta-se que na educação a obtenção de títulos pelos professores por si só já garantiria o seu bom desempenho na sala de aula, garantindo assim um melhor aprendizado por parte dos alunos. A grande maioria dos professores da nossa rede possuía a gratificação de titularidade. Quase todos conquistaram os 30% previstos já nos primeiros anos de docência. Estes 30% eram obtidos com o acúmulo de horas de cursos diversos - e não cabe aqui discutir a qualidade destes cursos. E poucos (cerca de 300 professores num universo de 29 mil) buscaram a gratificação de mestrado (chegando a 40%); um número menor ainda (4 professores), a de doutorado (chegando a 50%).

Nesta realidade, diante destes números, conclui-se que a busca pela titularidade não era parte da progressão na carreira, visto que esta gratificação de 30% era plenamente conquistada logo no início da jornada profissional do professor.

A mudança no plano de carreira dos professores veio justamente para corrigir esta distorção e fez isto sem qualquer prejuízo aos professores. A gratificação de 30% de titularidade foi integralmente incorporada ao vencimento-base para todos os profissionais. Nenhum deles teve qualquer diminuição de salários. Ao contrário, todos tiveram algum tipo de reajuste.

Esta incorporação aumenta substancialmente o vencimento-base, que é justamente a referência para outras gratificações, como a de tempo de serviço (qüinqüênio) e a progressão horizontal, também chamada de “promoção da letrinha”. E a nova carreira prevê um acréscimo de 10% a cada três anos, podendo chegar até a 60% com critérios que levarão em conta os cursos feitos pelos professores e também uma avaliação que será feita do seu trabalho, entre outros. Afinal, o foco de todos os nossos esforços é a melhoria significativa dos níveis de aprendizado pelo aluno.

O objetivo de um plano de carreira deve ser o de incentivar os profissionais a buscarem a qualificação, a melhorar o seu desempenho e, consequentemente, atingir melhores resultados. Na educação não pode ser diferente. Os cursos de qualificação e capacitação feitos pelos professores devem ter um reflexo de melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Devem fazer avançar nossos índices educacionais. E é isto o que chamamos de Política de Avaliação do Desempenho: a progressão dos professores por seus méritos, que necessariamente devem se refletir na qualidade de seu trabalho.

O plano de carreira também não deve ser confundido com a bonificação. Esta é um prêmio dado àqueles profissionais que atingem determinadas metas. Aqui em Goiás temos esta política com o bônus de até R$ 2 mil para professores assíduos, visto que a falta às aulas era um dos principais problemas da nossa rede de ensino. A política de bonificação deverá ser ampliada com a definição de metas e o alcance de resultados. E isto pode ser encarado sim como uma política de busca de resultados. No caso da educação, o resultado é justamente a aprendizagem dos nossos alunos, que é o que anseia a sociedade que é a mantenedora e a principal interessada em presenciar os avanços que temos destacado aqui.

Penso que o caminho do diálogo é o mais correto neste momento. Precisamos somar esforços e não andarmos em direções opostas. Este novo plano de carreira será ainda mais aperfeiçoado. E nada nos impede de trabalharmos todos juntos buscando sempre valorizar o professor.

O novo plano de carreira dá muito mais perspectivas ao profissional da Educação. Além de instituir o piso salarial, aumenta o salário de entrada de R$ 1.525,00 para R$ 2.016,00, mantém a gratificação de mestrado e doutorado e dá oportunidades de efetivo crescimento por aprimoramento profissional. Trata-se de um plano que valoriza a carreira, tornando-a mais atrativa e fazendo com que nossos jovens busquem os cursos de licenciatura e queiram ser bons professores, o que é fundamental para a melhoria da nossa educação pública.
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Nelson Soares Dos Santos Eu sou do PPS, base do Governo. E sempre vote em Marconi, mas eu me recuso e recusarei sempre a entrar para a história, ou deixar na minha biografia que não lutei com todas as minhas forças contra este absurdo.
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Nelson Soares Dos Santos Então enriqueçamos. Ah, Roberto, e duvido que tenha lido cuidadosamente o que escrevi. Afinal, tem vinte artigos meus no blog analisando o PACto, mas três do Libâneo, e uma Carta da Anped. Vai ai um bom artigo do blog do Romualdo Pessoahttp://www.gramaticadomundo.com/2012/02/titulacao-reafirma-o-merito.html
https://s-external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQDBIjLUfKupNNv4&w=90&h=90&url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-RxCaZgf2hjY%2FTz6oJH2NOKI%2FAAAAAAAABXI%2FD2FzCuYx7Rk%2Fs72-c%2FGreve.3.jpg
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Caro Danin Júnior, esse artigo q vc postou consegue ser mais problemático do que o do Sr. José Maria. Primeiro, para contextualizar, o autor do artigo trabalha em um cargo na SEE em que ele recebe cerca de R$ 15 mil por mês para defender o governo. Eu pensei que já era claro para uma grande parcela do meio jornalístico que o governo roubou dos professores, mas pela sua postagem vejo que isso ainda não está claro. Vou tentar nos limites dessa postagem esclarece-lo sobre o golpe do Marconi Perillo.
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O governador Marconi, para burlar o pagamento da lei do Piso Salarial, enviou para a Assembléia no final de dezembro uma lei modificando o Plano de Carreira. No início de Janeiro, em pleno recesso parlamentar, os deputados foram convocados para votar a nova lei do Piso Salaria. Tudo isso foi muito bem armado, com o claro objetivo de evitar o debate entre todos os interessados. Esse é o primeiro questionamento: uma mudança séria da carreira, que supostamente traria vantagens para os trabalhadores da educação, seria discutida às escuras? Nem mesmo os deputados tinham conhecimento e argumentos sobre as proposições do governo. O discurso do Túlio Isac era o mesmo de um palhaço em um picadeiro.
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Roberto Carlos Jr. Nelson Soares Dos Santos, desculpe-me se o ofendi. Não li seu blog, mas li, com cuidado, o que escreveu no Facebook. A propósito, escrever com correção é uma obrigação. Pelo menos no Facebook, uma rede social, ninguém precisa mesmo de revisor.
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Nelson Soares Dos Santos Não ofendeu. Isso não cabe sentir-se ofendido. Ainda acredito ser um debate de ideias. Embora muitas delas tem o claro objetivo de desqualificar o outro.
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Nelson Soares Dos Santos Então....quando for ler meu blog, já vá preparado. Lá também, dificilmente reviso. Na verdade só reviso textos para trabalhar em sala de aula, ou quando sou obrigado a publicar, ou ainda, os trabalhos finais do mestrado e do doutorado.E assim, mesmo reviso com profunda irritação. Assumo que não gosto de revisar,e que não sou um Machado deAssis.www.amigosdosabor.blogspot.com visite.
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Mas a lei em si. Ela incorpora a gratificação de titularidade ao salário base. Ela também passa o mestrado para 10% (antes era 40%) e o doutorado para 20% (antes era 50%). Essa mudança visava esconder uma questão muito maior. O Plano de Carreira e o Estatuto previam uma diferença entre níveis. O profissional PI (magistério) recebia cerca de 18% a menos do que o profissional PIII (formado). Segundo o próprio governador, que já assumiu publicamente, ele fez essas mudanças para conseguir pagar o Piso, pois o efeito cascata daria um grande impacto na folha. Lorota, né? Ou seja, ele aumentou em início de carreira dos profissionais do magistério e precarizou 90% dos professores.
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Agora, sobre a política de meritocracia. A pessoa vai chegar a receber R$ 4 mil e tanto no final da carreira, apenas se ela passar em tudo e sempre tiver entre os 20% selecionados. Ninguém sabe quais serão os critérios adotados para a meritocracia e conhecendo a realidade de Goiás, será muito mais políitico do que por capacidade individual. Portanto, nem mesmo essa política do mérito incentiva financeiramente o profissional a qualificar-se. Nem mesmo dentro da própria lógica argumentativa do mérito imposto pelo governo não é possível encontrar fundamento.
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Mas o mais grave nesse artigo é a concepção neoliberal da educação. Vamos premiar alguns no intuito de selecionar os melhores. Através da seleção dos melhores nós vamos aumentar a qualidade. Aí passam a tratar a educação por meio de uma prova, restrita a matemática e português, para falar que está avaliando os alunos e está tentando atingir as metas do Ideb. Tentam matar a autonomia da escola, do professor, fazendo com que a lógica da reprodução torne-se uma prática comum. Essa Pacto da Educação significa antes de tudo o enquadramento do professor e da escola dentro de uma lógica neoliberal, sem gastar um centavo a mais com estrutura, salários, e o feijão com arroz.
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Fiquei surpreso de um acadêmico dizer que só é preciso respeitar a língua portuguesa em textos mais elaborados. Nelson Soares Dos Santos deve, com certa urgência, procurar um cursinho de português. Observem a sintaxe, a regência, a concordância e a ortografia de seus textos. São lastimáveis. Mesmo com muitos erros, o que certamente decorre de sua má formação escolar básica, Nelson Soares Dos Santos fica dando lição de sapiência aos debatedores Sinésio Dioliveira e Carlos Willian. Outra coisa curiosa: o sr. Nelson Soares Dos Santos não consegue rebater o texto de José Maria e Silva, fica raciocinando de modo circular, evitando o exame direto das ideias. Sintomaticamente, e Freud explica isto, diz que há debatedores desqualificando suas ideias. Não seria o contrário? Fica a pergunta: quais ideias? Quem descobrir ganha uma passagem para Buenos Aires, onde resido.
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Sr. Carlos Willian Leite, não se intimide com a demarcação ideológica do sr. Nelson Soares Dos Santos. A tese dele, no fundo e no raso, é a seguinte: se estamos do lado do bem, ou seja, da esquerda, então estamos certos. Por consequência, se o indivíduo é de direita não pode ter razão. Stálin vive, como dizia o poeta russo. Há indivíduos que dizem ter rompido com o stalinismo, e de fato romperam, mas só pro forma, pois o stalinismo permanece vivo e ativo no seu ser.
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Nelson Soares Dos Santos Pelo jeito os defensores do pacto já conseguiram perceber que conseguir achar erros de português no meu blog, que eu já admiti existir, é bem mais fácil e relevante do que argumentar em defesa do pacto. É o fim da estrada.
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