A CPI do MST – Caiado e as ilusões das elites.

 




A CPI do MST começou com um depoimento no qual os perseguidores do MST acreditavam que seria um sucesso. O depoimento de Ronaldo Caiado. É preciso, no entanto, saber e desvelar para o Brasil quem é Ronaldo Caiado. Caiado é um representando do lado mais obscuro da elite brasileira, sobretudo aquela que se ilude pensando que existe uma parcela de seres humanos que não são iguais a eles, que não precisam de direitos trabalhistas e que estas pessoas a quem eles não atribuem o status de humanos, ou ao menos consideram humanos de segunda classe, nasceram para servi r a eles, seres humanos privilegiados e de primeira classe. No brasil, político que representa o lado mais obscuro da elite pior do que Caiado só mesmo bolsonarismo e seu ideário político que representa o esgoto da sociedade.


A maioria dos jornais goianos passaram pano para o Governador Caiado. Quem lê a maioria dos jornais daqui, parece que tudo que ele disse é verdade. Ele falou de forma orgulhosa que em Goiás não tem bandido. Claro, ninguém pensou em discutir o que é bandido para caiado. Quando se joga no google, no entanto, a expressão “Crimes em Goiás”, embora apareça que Goiás diminuiu os crimes violentos e zerou alguns tipos de crimes em 126 municípios, se continuar a leitura e a busca logo verá que todos os crimes onde houveram redução trata-se de crimes contra a propriedade. Então se você buscar a expressão por exemplo - “ Crimes contra a vida”, ou “feminicídio”, verá que a verdade de Caiado cai por terra. Em Goiás, os crimes de feminicídios cresce desde 2018, ano a ano. Ou seja, no Governo Caiado em Goiás os casos de feminicídio cresce de forma absurda e o Governo não se preocupa ou toma qualquer medida. Em 2022, foram 57 casos registrados contra 36 ocorrências no ano de 2018, primeiro ano do Governo Caiado. No ano de 2023, este tipo de crime já teve um aumento de 63%, e a caca 15 minutos, uma mulher sofre violência no estado de Goiás. Para Caiado, crimes contra a vida não são praticados por bandidos, ou quem os pratica não podem ser chamados de criminosos, já que ele afirma que não tem bandidos em Goiás.


No âmbito do racismo se repete as mesmas estatísticas. No Governo Caiado os crimes de racismo aumentaram 80% segundos dados publicados nos jornais Opção e O popular. Goiás já é o estado com o maior percentual de crimes de racismo no país. Para caiado racismo não é crime. Afinal, caiado não pensa diferente de Bolsonaro nesta questão. O jornal o popular, em uma imparcialidade suspeita, afirma que o depoimento de Caiado a CPI, o fez aproximar do bolsonarismo. É uma meia verdade, pois na verdade, o que o depoimento fez foi revelar que o Caiado e seu caiadismo é a base teórico, ideológica e prática do bolsonarismo. Caiado e bolsonaro não são diferentes na essência. Ambos são os representantes de uma direita que vive a ilusão de que são seres humanos superiores que habitam a terra e todos os demais foram feitos para servir suas vontades e desejos.


O ódio destilado por Caiado na CPI do MST é o ódio de quem pensa que tem o direito a propriedade. Quem já leu a história dos Caiados sabe bem o que significa. Quem não leu, tem bons trabalhos historiográficos feitos pela setor da história da UFG. O livro mais conhecido – A saga dos caiados – explica, mas que não fique apenas nele. Leiam outras pesquisas. É Fácil achar. Uma pesquisa no google vai deslindar muitas monografias, teses de mestrados etc. Também não deixem de ler a história dos Ludovico. E verão que estamos falando de uma história de coronelismo, jaguncismo, tal que, dependendo da pesquisa a ser lida, se espremer muito com seu pensamento, verá sangue escorrer. Esta ilusão das elites representada por Caiado já esteve presente na história antiga da humanidade. Na Roma antiga, a história de Caio Graco ilustra a mesma ilusão. Na história da Inglaterra, a revolução Gloriosa é fruto disso. A lição que fica é e será sempre a mesma – O povo resistirá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.