Por que votei em Bolsonaro: Questões para autoanálise de um Bolsonarista.

 


Seis meses após a posse de Lula, o Brasil já mudou. O otimismo com a economia voltou, o processo civilizatório voltou ao seu nível de antes ( negros, indígenas, voltaram a serem respeitados), e a vida do brasileiro em geral começou a melhorar. Lula continua sua epopeia dentro e fora do Brasil, lutando por um mundo mais justo, lutando contra as desigualdades sociais e dialogando com todos aqueles que se propõe a dialogar. Creio, que já é hora de quem votou no Bolsonaro se perguntar por que votou em Bolsonaro. Tal questionamento pode levar ao encontro de dias melhores e mais produtivos para quem o fez.


Eu tenho convicção de que todas as pessoas buscam fugir do sofrimento, buscar a felicidade, o prazer e uma vida melhor. Então, é preciso entender por que tanta gente votou em um político tão medíocre, tão pequeno que quase arrastou um país inteiro, e ainda fortaleceu uma extrema direita no mundo inteiro, com um discurso xenófobo, racista, machista, e com todas as formas de preconceitos que se possa pensar, camuflado de um discurso religioso, e apoiado por religiosos, em sua maioria corruptos. Vamos então a alguns argumentos que muitas vezes ouvimos e averiguar se os mesmos tem fundamentos sólidos.


Eu votei em Bolsonaro por que Lula e o PT são ladrões e roubaram o país.




Este é um dos argumentos mais utilizados. É inócuo e enganoso em todas as suas formas. Primeiro, por que e como explicar que um político ladrão consegue fazer o país crescer melhor que um honesto? Aliás, diga-se passagem, Bolsonaro nunca foi um político honesto. São muitas as manchetes de jornais que demonstram isso. Bolsonaro o tempo inteiro, falava sem cerimônias, todos os absurdos possíveis, seja contra negros, mulheres, defendia torturadores, dizia que bandido bom era bandido morto, e outros absurdos mais. Ele nunca escondeu a própria índole. Então, a justificativa de votar em Bolsonaro por causa do PT e de Lula, parece um pouco forçado.


Eu votei em Bolsonaro por que não tinha opção.


Este outro argumento também é frequentemente ouvido. Este argumento é ouvido por uma esquerda envergonhada por não ter apoiado o governo da Dilma, e por uma centro direita também envergonhada por ter urdido o golpe contra a Dilma. É também um argumento falacioso. E a razão da falácia é simples. Sempre houve outras opções. Ciro Gomes foi candidato em 2014, 2018, 2022. Ciro Gomes é político experimentado. Foi governador, deputado Federal, Ministro de Estado, e cumpriu missões importantes tanto em governos do PSDB, quanto do PT. Então, havia sim opções. Em 2022, ainda havia além do Ciro Gomes outro grande quadro revelação – Simone Tebet. Então dizer que votou em Bolsonaro por que não tinha opções é uma enorme mentira que se conta a si mesmo.


Eu votei em Bolsonaro por que ele é um patriota e defende os valores da família. ( Nossa bandeira nunca será vermelha.

Esta mentira chega a ser engraçada. Primeiro por que Bolsonaro nunca foi patriota. Como membro do Exército foi praticamente expulso por fazer um motim. Na política, passou por diversos partidos, nunca teve um projeto de país claro, e sempre se firmou em discursos rasos, defesa de torturadores, do pior que existiu no Regime Militar.

Também não se pode dizer que Bolsonaro defende os valores da família. Foi casado três vezes, e divorciou. Pouco se sabe sobre como eram as relações dele com as ex mulheres, mas se houve divórcio, pode se dizer que não era um paraíso. Tecnicamente, para se dizer que uma pessoa é um exemplo ou modelo de família tradicional, não poderia ter passado por nenhum divórcio. Deveria ter casado, e permanecido casado até que a morte os separasse. Não é o caso de Bolsonaro.

Como se vê, os principais argumentos que são populares para explicar o voto em Bolsonaro não tem razão lógica de existência. Não vou entrar aqui na relação doentia do mesmo com as religiões por que isso é um assunto a ser tratado com mais especificidade, mas certamente, bolsonaro não deveria ser recebido em nenhuma igreja que se dê ao respeito de ser tratada como religião, afinal, ele zombou do que é mais sagrado para as religiões – a vida humana. É preciso, portanto, de forma sincera buscar as razões do voto em Bolsonaro nas próprias pulsões, no próprio caráter, e na própria personalidade. É preciso se perguntar: Eu sou racista? E foi isso que me fez identificar com Bolsonaro? Eu alimento ódio em meu coração e foi isso que me fez identificar com Bolsonaro? Tais perguntas podem ajudar estas pessoas a encontrar prazer em acontecimentos como a queda do preço dos alimentos, especialmente o preço da carne que permitirá a muitos brasileiros comer um churrasco no fim de semana quando muitos estavam precisando comer ossos pra sobreviver.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.