O Juiz, o Advogado de defesa, e a vaga do STF

 

No meio da Neurose coletiva que se tornou a política brasileira, observar os acontecimentos pode nos trazer lições de todos os tipos. Eu nunca vou me esquecer da audiência na qual Lula disse para Moro deixar o judiciário e entrar na política pois ele estava usando o judiciário para fazer política. Naquela audiência Zanin já era advogado de Lula. Tempos depois, após prender Lula e contribuir diretamente para a eleição de bolsonnaro, Moro deixou o Judiciário e foi ser ministro da Justiça. Os próprios apoiadores de Bolsonaro e sobretudo aqueles que faziam de Moro o herói anticorrupção viram aquele ato do então presidente como um ato de gratidão, embora, travestissem a situação como busca de encontrar quadros técnicos para os ministérios.


Não precisa ter uma memória muito boa para lembrar que a lua de mel durou pouco. Os casos de corrupção que foram surgindo, logo entraram em contradição com a capa de Herói que moro usava, e vindo a tona que havia uma certa combinação para que fosse indicado ao STF, a narrativa da imparcialidade do então juiz no julgamento dos processos contra Lula e o PT, explodiram. O resultado foi que pouco tempo depois moro é demitido do Ministério, não foi indicado a vaga nenhuma no STF, e se tornou um candidato a candidato a presidente para concorrer com o ex chefe.

Moro fracassou no projeto de ser presidenciável. Enquanto isso, o advogado de defesa emplacou a tese da imparcialidade, anulou as decisões tomadas por moro como juiz, tornou Lula novamente elegível. Com dificuldades Moro elegeu-se senador pelo Paraná, e Lula para a presidência da república. Então, o país inteiro poderá assistir nos próximos dias, Moro votar a favor ou contra ou advogado de defesa do cidadão que ele condenou e mandou prender, para a vaga do STF que ele queria ocupar, indicado exatamente, pelo mesmo cidadão que ele mandou para a prisão. Em tempos futuros, historiadores, filósofos, sociólogos e até cientistas políticos haverão de se debruçar sobre estes acontecimentos buscando aurir as lições de vida que podem ser aprendidas. Em termos de estratégia, pode ser ver que Moro, até agora, fracassou, uma vez que não alcançou seus objetivos e metas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.