20 de abril – a história que será contada e por que fechar as escolas é um grande erro.

 

.


Hoje, a maioria das escolas não receberão os seus alunos. Não haverão aulas. A maioria das escolas estão justificando que não haverá aulas por que haverá conselho de classe. Conta-se uma mentira para não admitir a realidade. Estamos permitindo que o crime passe a ditar as regras da vida em sociedade. Isso é ruim, por que estamos criando mais uma realidade fantasiosa e dando ás organizações criminosas mais poder sobre a sociedade. As escolas não deveriam ser fechadas. As rondas nas ruas, ,sobretudo próximas as escolas deveriam ser intensificadas, mas jamais a interrupção das aulas. Daqui a algum tempo olharemos este dia com tristeza e veremos que esta foi uma das nossas piores derrotas.

fotos da internet

A violência que hoje, afeta a escola no Brasil, não foi produzida dentro da escola. Não é responsabilidade dos estudantes, não é responsabilidade dos professores, trabalhadores da educação. A violência que hoje adentra os portões da escola é fruto das mentiras criadas nos últimos anos. Criaram mentiras sobre a vida em sociedade, sobre a escola e sobre diversos tipos de realidade. A mentira e a ignorância prevaleceu sobre a verdade e a realidade. As palavras já não possuem os mesmos significados de antes, e ninguém compreende quase nada do que os outros dizem. Criamos um monstro chamado individualismo que está nos devorando a partir da morte das instituições.

Por que tantos jovens inteligentes, capazes estão se deixando levar por estas narrativas? É que este monstro, chamado individualismo se cercou de mentiras convincentes. A primeira é que cada pessoa pode fazer o que bem que quiser. Prostituiu a palavra liberdade, e uma vez prostituta a liberdade passou a ser usada como justificativa para a quebrar de todos os valores. Fala-se em liberdade para justificar tudo. A liberdade sexual justifica a quebra de todas as regras de relacionamentos postas, e até mesmo justifica o desrespeito as instituições milenares que a regulamenta como a religião; a liberdade de expressão justifica a quebra de todos os valores de respeito a pessoa humana. Todo mundo se sente no direito de dizer qualquer coisa, e pasmem, com autoridade de estar dizendo a verdade sem a necessidade da comprovação.

O individualismo é o pai da prostituição da liberdade, mas também é o pai da lua pela sobrevivência. Lançados no cada um por si, os indivíduos são convencidos de que é necessário fazer qualquer coisa por dinheiro. E aquele que tem o dinheiro que ele almeja é o deus que precisa ser servido. De tal forma, creio, que muitos se perdem, não por ideologia, não por acreditar, não por convicção, apenas por que acreditam que estão encontram o caminho que os levará a liberdade financeira, ou a possibilidade de ter autonomia sobre as próprias vidas. Eu creio que muitos dos que invadiram os órgãos públicos no 08/01 não tinham nenhuma convicção ideológica, apenas queriam agradar a alguém a quem julgava capaz de garantir-lhes a sobrevivência.

créditos - site Brasil escola.

O individualismo é também o pai da miséria moral, da miséria política, e sobretudo o pai das desgraças que destrói sem piedade a vida dos que a ele se entregam. O individualismo é o irmão gêmeo da anarquia, pois não pode haver ordem quando cada um busca desesperadamente sobreviver. É daí que movidos pelo medo, ganância, egoísmo e brutalidade, a grande maioria se perde, e já não sabe mais as razões do porque fazem o que fazem. E muitos, mesmo depois de ter adquirido muito dinheiro não adquirem a liberdade buscada, pois sempre existe um senhor com ainda mais poder e dinheiro a recrutar-lhe a lealdade.

Ao fechar as escolas neste dia 20 estamos nos rendendo a este monstro invisível, que não é o estado, pois fechar as escolas é justamente colocar o estado de joelhos. Já, a alguns anos, o estado brasileiro está de joelhos e não consegue se levantar. Esta sendo torturado, maltratado, ferido. Os acontecimentos do 08 de janeiro, e não importa o que está por trás, deixaram feridas ainda mais perigosas. É o símbolo do individualismo vencendo o Estado, a Democracia. Quando nas eleições pensávamos que era a democracia que estava em risco, erramos. O que está em risco é todo o processo civilizatório que pode nos conduzir a uma sociedade humanistas, e nada contribui ainda mais para este risco do que fechar as escolas por minutos que sejam. As escolas são o símbolo do conhecimento e da sabedoria repletas de virtudes. A escola é o lugar por excelência, onde depois da família nos tornamos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.