Brincando de fazer poesia no estilo Bráulio Bessa. - Homenagem a Dona Lurdes


Nestes dias tão difíceis,

Que a vida nos pede coragem;

A ti mainha querida

Eu faço esta homenagem

Tu és a desbravadora da vida e do sertão

Que agarrou com força

As lidas do amanhecer

Nunca se desanimou  quando a vida lhe disse não

Nem baixou tua cabeça de tristeza ao entardecer.

Eu lembro do teu olhar,

Para aquelas longas 'paragens"

E por isso mãe querida

Eu lhe faço esta homenagem.

Carregando trouxas de roupas

Lá para o Rio Baquari

Buscando balde de água na cabeça

Para matar a sede dos guris

A tarde, saia nas matas

A procura de caju e pequi

E, voltava tão cansada,

Daquela quase viagem

Por isso mãezinha querida

Eu lhe faço esta homenagem

A lida no dia a dia

Em casa de adob e palha

Um dia fazia farinha

Em outro, a roça trabalhava

Se dias quentes ou frios

A força dos bracos falhava

Não desanimava ou tremia.

Seguia carregando a cangalha.

E, na longa estrada da vida

Seguiu a sua viagem

Por isso maezinha querida

Eu Lhe faço esta homenagem

Já na pequena cidade

Quase nada  diferente,

O arroz canja na panela

A cama feita de capim

Oito filhos para alimentar,

Cabeça de vaca e Toucin

Pegos de restos do Açougue

Com alegria sem fim

E tinha o bucho do gado

Com alegria limpado

Para espantar a fome

Que gritava na estiagem

Maezinha, por isto tudo

Eu lhe faço esta homenagem

Lavando a roupa alheia,

La no rio do Paudólio

Eu te fiz quanta companhia

Em tempos quentes e frios

Junto com outras marias,

Com a roupa sobre as pedras,

Falava de esperança,

De uma vida de serva

Mas não desistia da alegria

Dos sonhos de viver

Sonhava em estudar

Aprender a ler e a escrever.

E hoje, tanto tempo depois,

Lembrando aquelas imagens.

Oh mãezinha, querida

Eu lhe faço esta homenagem.



E como se não bastasse

Viver tanto sofrimento..

Veio a vida e lhe tirou

Seu companheiro atento.

E se ficaste viúva,

Aprender a trabalhar dobrado,

Costurando, lavando, e até capinando o arado.

Seguia a vida lutando,

E em silêncio, amando..

Eu não posso imaginar a dor,

O sofrimento e as lágrimas

Que em tua alma jazem,

E por isso mãe querida

Eu lhe faço esta homenagem.

E com seus filhos criados,

Não desiste de lutar,

E tua sabedoria continuar a me inspirar.

És tão sábia e amorosa,

Que parece traquinagem...

E por isso mãe querida...

Eu hoje, lhe faço esta homenagem...

                                                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.