Campos Belos registra 06 casos de Covid-19 e coloca em alerta as Comunidades Quilombolas

Covid-19 – Um perigo ronda os Kalungas.
A cidade de Campos Belos, cidade que é um dos polos econômicos do Nordeste Goiano e Sudeste do Tocantins apresentou no dia de hoje, um boletim onde confirma 05 casos de Covid-19.  Tal notícia por si só é uma tragédia. Campos Belos possui pouco mais de 19 mil habitantes, mas é ponto de encontro e ou passagem de ao menos 40 municípios, incluindo as fronteiras de Goiás e Tocantins. Por Goiás, Campos Belos está diretamente ligada por fronteiras ou laços comerciais às cidades de Teresina, Monte alegre, Divinópolis, São Domingos. E pelo Tocantins, às cidades de Novo Alegre, Combinado, Arraias, Paranã, e Taguatinga.
A chegada do Covid-19 em Campos Belos, e já o avanço para seis casos confirmados,  deve colocar em alerta os governantes de todas estas cidades. A questão porém, é mais grave. Na região da Chapada dos Veadeiros, tem as comunidades Kalungas, como também há comunidades Quilombolas nos munícipios de Arraias e Natividade no Tocantins. Estas comunidades Quilombolas vivem isoladas, em regiões de difícil acesso. Caso o Covid-19 chegue de forma avassaladora nestas comunidades teremos uma verdadeira tragédia, com muitos mortos, talvez maior do que a média nacional, por que dificilmente os governantes conseguirão prover atendimento digno a estas comunidades. 




As comunidades Kalungas ou quilombolas destas regiões já padece de diversos problemas, e, o Covid-19 pode contribuir para agravar a vida difícil e cruel, desse povo que, de alguma forma , por séculos tem sido marginalizado pelo estado Brasileiro. O que se espera é que os governantes, prefeitos e os governadores de ambos os estados, tomem medidas para evitar as tragédias que podem ocorrer.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.