Sobre Literatura e esclarecimento – A comemoração do primeiro de maio que é pouco lembrada.

 


Devido a marca do dia do trabalho e do trabalhador, a literatura é pouco lembrada no dia primeiro de maio, mas primeiro de maio também é dia da literatura. E precisamos enaltecer a importância da literatura para o esclarecimento, ,e até mesmo a formação moral, intelectual e espiritual das pessoas. Se o dia mundial da Literatura é o dia 23 de abril, o dia nacional da Literatura brasileira é o dia primeiro de maio, e isso, por que é uma homenagem a um dos nossos maiores escritores: José de Alencar. Além de escritor, José de Alencar era político, advogado, e jornalista. Conservador, foi deputado geral pelo estado do Ceará, além de Ministro da Justiça entre 1868 e 1870.


Conheci as obras de José de Alencar quando tinha oito anos de idade. Leitor voraz, devorei todas as obras que encontrei, concluindo a leitura de suas principais obras antes mesmo de chega ao ensino médio, sendo elas:

Cinco minutos, foi publicado em 1856. No entanto, suas obras mais conhecidas e populares são: O guarani (1857), Lucíola (1862), Iracema (1865) e Senhora (1875). É o principal e mais versátil romancista do romantismo brasileiro, com romances indianistas, urbanos, regionalistas e históricos. Também escreveu para o teatro, com peças relevantes, como O demônio familiar (1857) e As asas de um anjo (1860).” ( José de alencar) .

De suas obras, a que mais me marcou foi “O Guarani”. A imagem construída em minha mente por meio da leitura de Peri arrancando o tronco com as forças de suas mãos nunca saiu de minha mente. Também, não menos marcante foi a leitura de Iracema. Personagem forte, independente, romântica, feminina, e que seria a inspiração para um dos nossos maiores escritores Machado de Assis.

A literatura é um exercício que alimenta a alma. Incentivado a um povo a ler é ter a coragem de desenvolver uma consciência política por meio da qual nenhum líder poderá fazer da população massa de manobra. A leitura serve como binóculos que ajuda a ver longe, e até mesmo a ver quando a luz não se faz brilhar com clareza. É por esta razão que não podemos passar despercebido.

Referência.:

SOUZA, Warley. "1º de maio — Dia da Literatura Brasileira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/1-de-maio-dia-da-literatura-brasileira.htm. Acesso em 01 de maio de 2023.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.