A corrupção no Ministério da Educação e Bolsonaro como inimigo da Educação.

 


Que existe corrupção no Brasil todo brasileiro sabe. Em parte a nossa corrupção de cada dia é filha da nossa miséria, da escassez que afeta mais de 80% dos brasileiros. É esta a grande verdade. Mais de  80% dos brasileiros não tem uma vida digna, não tem acesso a um curso superior ou a uma pós-graduação. Quando terminei meu Mestrado no ano de 2003,, apenas 3% dos brasileiros chegavam no mestrado. Hoje, basicamente, mais de 50% das famílias brasileiras estão  endividadas, inadimplentes, ,com o nome sujo, e incapazes de comer com dignidade. É neste quadro que a corrupção se espalha como fogo em brasa. Contribui para isso uma deficiência enorme no campo educacional, uma vez que a educação, para aqueles que conseguem ter acesso, não tem conseguido ensinar a pensar, a ética, a moral que possa construir  cidadãos de elevada estirpe.

É  nesse caldo social que a corrupção se espalha cada vez mais. Não é apenas no Ministério da Educação, e se investigar direito vamos descobrir que a corrupção está em todas as esferas do estado. No judiciário que leva anos para julgar processos e onde tem inúmeros juízes corruptos e que julgam com objetivos escusos, dos quais Moro é o maior exemplo na atualidade; seja no executivo das prefeituras, estados e união como é flagrante no Governo Bolsonaro, onde vemos escândalos pipocarem todos os dias.  

Desta vez, o escândalo do Ministério da Educação tem um fator que fere ainda mais a alma do brasileiro. O envolvimento de pastores evangélicos no esquema de desvios de dinheiro. Ora, pastores, são guias espirituais de milhares de pessoas, e tais escândalos ferem a alma de muitos fiéis que buscam o autoconhecimento por meio da religião para se tornarem pessoas  melhores. A estas pessoas sinceras é preciso dizer para não desistirem da evolução que buscam. Em todas as instituições existem corruptos e corruptores, então é preciso separar a  erva daninha do trigo se quisermos construir uma sociedade melhor.

Nem mesmo o esquema envolvendo os pastores esfriou e já temos outro escândalo envolvendo o MEC. Agora, trata-se dos ônibus escolares. Nesse caso, após denúncia da imprensa, pasmem, já houve uma redução de mais de 500 milhões nos preços. Combater a corrupção no Brasil significa que ninguém deve se calar.  Todo ato de corrupção deve ser apurado, denunciado, para que a sociedade possa se ver no espelho e assim buscar novos caminhos.

Bolsonaro foi eleito sob a égide de que seria um Governo honesto, e já foi detectado dezenas de esquemas de corrupção em seu governo. Ainda assim, existe 30% de brasileiros que estão dispostos dar a ele um novo mandato. E é isso que deve nos levar a uma reflexão profunda. 30% dos eleitores brasileiros, significa que em cada rua, quiçá em cada casa há pelo menos um brasileiro que fecha os olhos para a corrupção, que acha que tudo bem, que a corrupção é aceitável, e que as coisas não podem ser diferentes. Isso mostra que a corrupção é uma erva daninha que se espalhou, que precisa ser arrancada ou destruirá nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A Masturbação como razão egoísta

Wall Street: O dinheiro nunca dorme - Sete lições que se pode aprender.