História de um processo parte 06. ( a parte 05, trata de uma análise dos juízes que não julgaram o processo, mas que estou revisando mais uma vez antes de publicar.)

 

Reflexão e autoanálise. - A quem interessa que  o processo não seja julgado e eu não seja reintegrado?

Vaqueiros Urbanos

Zé Geraldo

 

Aquele cheiro de capim gordura
Permanece em nossas mãos
Esse tempo que a gente tá vivendo
Não foi tanto pra nos corromper
Nossa estória sendo escrita por você e eu
Cada palmo dessa estrada um de nós pisou
Nossa sombra projetada no espelho
Dessas águas se cristalizou
As porteiras trancam ruas, fecham avenidas
Mata-burros e cancelas guiam nossas vidas
Primavera já chegou em nossos corações

E nós, pobres vaqueiros urbanos
Com a capanga ainda cheia
De esperança e planos
Acertando o nosso passo
Cavalgando nesse pasto
De concreto e dor
Os profetas do passado
Nos legaram a flor
Nossos olhos muitas gotas
A molhar o chão
Primavera floresceu em nossos corações
Se as porteiras trancam ruas
Guiam nossas vidas
Mata-burros e cancelas abrem avenidas
Nossos filhos vão saber
Que a distância nos atalhos nem sempre é menor

Nossa vida construída entre trancos e barrancos
Nesse frio mundo de ninguém
Pouco importa esse cheiro de vaqueiro
Que a gente tem

 

A história deste processo se misturou com a história da minha vida. E eu demorei muito tempo para ver as ligações, as conexões entre uma coisa e outra. Entretanto, desde o ano de 2018, com a ajuda da minha companheira, passei a ver as coisas de forma mais racional. O primeiro questionamento é que dado a resistência dos juízes de conceder minha reintegração ao cargo, insinua que eu possa ter feito algo grave, que eu seja uma pessoa criminosa, psicopata, má. Nas palavras dela,  não para compreender as pessoas terem coragem de demitir uma pessoa que passou em um concurso sem uma razão verdadeira que justifique. O questionamento que chamou minha atenção foi o fato de que até chegar a Goiatuba eu passei em vários concursos, mas desde então não consegui mais boas colocações. Teria alguma relação entre eu não conseguir me recolocar e o fato dos juízes não julgarem o processo?

Foi assim que eu decidi fazer um curso e me tornar corretor de imóveis no ano de 2018, quando aconteceu um fato  muito estranho. O meu coordenador ou gerente da minha equipe, recebeu uma ligação dizendo que eu estava no stand com minhas mão sujas de graxa. Quando o gerente chegou e pediu para tirar fotos das minhas mãos, achei estranho, mas, tirei também, algumas fotos minhas e enviei para a namorada, que me disse saber que eu não estava com as mãos sujas, pois em chamada de vídeo mais cedo, tinha tido o cuidado de observar se eu estava bem arrumado para o trabalho. Dias depois o gerente foi demitido da imobiliária, e entre vai e vem, acabei também desistindo do trabalho de corretor na imobiliária. Embora tenha sido estranho os acontecimentos, resisti acreditar que todo aquele teatro tinha o dedo de alguém que não queria me ver ter sucesso como corretor.

No ano seguinte, fiz a inscrição em um processo seletivo simplificado para professor na prefeitura de Aparecida de Goiânia. E, para a surpresa minha, e da  minha filha que fez a inscrição, não fui selecionado. Na verdade, tudo indica que os documentos sequer foram analisados. Embora tenha sido tudo muito estranho, não tivemos como contestar, pois a documentação curricular anexada a inscrição simplesmente desapareceu do site do processo seletivo. Em seguida, resolvemos que eu faria o processo seletivo simplificado pela prefeitura de Goiânia. Agora e já desconfiados,  não contamos para ninguém. Fui selecionado em segundo lugar no certame.  Quando assinei o contrato e comecei a trabalhar, na segunda semana, notei um comportamento muito estranho da coordenadora e da diretora. Elas me vigiavam o tempo todo, e nenhum plano de aula que eu apresentava era considerado bom o suficiente. Foi então que resolvi pegar um plano de uma professora, coloquei apenas meu nome e apresentei a elas. O plano da professora tinha sido elogiado e o meu recebeu muitas críticas. A esta altura, questionei elas poro que eu tinha tratamento diferenciado, no que elas negaram, entretanto, ao assinar o ponto, percebi que minha folha de ponto era a  única com anotações de atrasos, de um minuto sequer que eu chegasse atrasado. Fiquei convencido de que existia ali, uma perseguição e que não importa o que eu fizesse, eu seria perseguido até ser demitido. Então, desisti do contrato,, e resolvi dedicar todo o meu tempo a resolver de forma definitiva este processo. Eu entendi que enquanto este processo existir minha vida não vai andar, não vai dar certo e não terei chance em lugar nenhum.

Eu já acompanhava o processo semanalmente, ligando para os advogados toda segunda, e, toda sexta feira desde o ano de 2018,  como mecanismo de tentar agilizar a situação. Também, passei enviar e-mail para a escrivaninha toda a vez que a prefeitura não se manifestava no prazo, pedindo que eles expedissem uma certidão. No ano de 2021, já tinha intensificado este trabalho e observação, o             que me levou, mesmo sem o apoio dos advogados a reclamar diversas vezes, na ouvidoria e fazer uma denúncia na corregedoria. Questionado pela minha companheira/namorada passei a fazer uma autoanálise profunda sobre o o que eu poderia ter feito na vida, para despertar o ódio tão profundo de alguém. O que eu poderia ter feito para que uma pessoa pudesse se dedicar de forma tão cotidiana a tentar evitar que eu tivesse chance de servir a sociedade.

Em busca de respostas, passei a conversar com todas as pessoas com capacidade de analisar o processo e, de forma humilde pedir ajuda. Advogados, pessoas com poder na sociedade, presidentes de partidos políticos, vereadores, deputados,, etc. Embora a maioria deles mostrassem boa vontade e reconhecesse minha capacidade, qualificação,  habilidades etc, ninguém se propôs a abrir caminhos reais para que eu pudesse servir a sociedade e consequentemente suprir meu sustento com maior qualidade de vida. Continuando esta jornada, resolvi ler todos os artigos meus publicados em blogs,, jornais, etc, minha participação nas direções partidárias do PC do B, e do Cidadania 23, para compreender e identificar, caso exista alguém poderoso com capacidade de influenciar juízes, desembargadores, prefeitos, como o único intuito de manter minha vida desorganizada, como eu poderia fazer para resolver a questão. Nesta  busca, ainda não logrei êxito, mas muitos outros acontecimentos estranhos começaram a fazer sentido, como por exemplo, o veto do Vice-Governador Lincol Tejota ao meu nome para ser membro dirigente do Cidadania, e candidato a vereador no ano de 2020.

Relendo meus artigos, e eu escrevi muito neste blog, bem como no Jornal Opção e no Diário da Manhã,, não tenho dúvida de que sempre tive uma postura dura, radical em defesa da educação, em defesa de um governo que privilegie desenvolvimento humano, a democracia, e mais ainda,, que se preocupe em não  permitir nenhum cidadão morrer de fome. Os artigos que escrevi sobre Marconi Perillo, Ronaldo Caiado, Alcides Rodrigues, mostram bem isso. Também, nunca me privei, sempre que tive oportunidade, de combater todas as formas de preconceito, racismo, etc. Então, se utilizar o livre direito da liberdade de expressão for pisar  no calo de alguém, é preciso perguntar qual corrupto eu não pisei no calo.  Escrevi sobre a operação Monte Carlo,  e sobre todos os demais escândalos de corrupção do estado. Ninguém foi poupado. Participei de forma direta e indireta das lutas em defesa da educação. Ocupação da câmara pelos professores, eu estava lá nos bastidores, articulando junto ao Doutor Joaquim, e Vilmar Rocha,, auxiliares de Marconi para que não se deixasse a polícia bater em professores. Nos problemas enfrentados por Thiago Peixoto com os professores? Eu estava lá, de dentro do Governo, auxiliar de Vilmar Rocha e dirigente do Cidadania, defendendo que os professores fossem respeitados.

Não foi diferente minha estada em Goiatuba. Também ali, recusei participar do esquema de corrupção que  mais tarde, levaria a  cadeia o prefeito Fernando Vasconcelos. Recebi a proposta de corrupção por duas vezes. Também ali, sempre me coloquei na defesa da qualidade do ensino, da valorização do professor. Há quem diga que eu tenha sido muito duro ao combater a ignorância e a corrupção. Talvez haja uma certa razão nisso. Ainda hoje, e já perto dos 50 anos de idade, tenho pouca paciência e tolerância com a desonestidade, sobretudo quando significa tirar dos mais pobres, os mais fracos, aos que já não tem nada. É o caso desse processo. Até agora, eu considerava abrir mão de lutar pela reintegração, queria apenas encerrar o processo de alguma forma, para minha vida seguir adiante. Agora não mais. Lutarei até o fim. Não importa se vou passar fome, se vou ser ameaçado de morte, se vou ser pressionado a fazer um acordo. O dever dos juízes é julgar nos processos. Eu tenho consciência e convicção de que tenho direito a reintegração e a todos os meus direitos no processo. E o que me deu forças para lutar até minha última gota de sangue foi a entrada de Felicissimo Sena com advogado da prefeitura. Em uma pesquisa rápida pelo portal da transparência, fica claro, que a prefeitura já gastou mais de dois milhões para evitar que eu ganhe o processo nestes 18 anos. Só o Contrato com o Advogado Pedro Paulo Toledo, tem sido em média, 72 mil reais por ano, nos últimos três anos. Felicissimo é advogado famoso, ex presidente da OAB, empresário, sócio da CREDJUR, dono de Shoping em Catalão. Deixar de lutar agora,, seria covardia minha, e homens de verdade, podem ser derrotados, homens de honra podem até serem  mortos, mas nunca serão  covardes.

Caso exista esta pessoa que manipula outras para fechar as portas da vida e da sociedade para mim, esta pessoa precisa saber que enquanto eu estiver respirando eu estarei lutando. E que, mais ainda, se o ódio e a ira desta pessoa, ou destas pessoas for pela razão de eu ter combatido a ignorância e a corrupção, precisa saber que eu tenho orgulho da existência dela. Afinal, ela ou eles sabem que mesmo diante de tantas dificuldades não foram capazes de me corromper.

É provável, que se eu tivesse mais sabedoria na juventude, teria sido mais tático, mais estratégico para evitar determinados sofrimentos, construir um patrimônio e tirar o  máximo de pessoas da ignorância e da corrupção Entretanto, jamais me arrependerei das escolhas feitas. Juízes precisam julgar. A justiça precisa funcionar. E corruptos precisam serem presos. Não é por acaso que todos os prefeitos de Goiatuba, foram processados por corrupção até o atual. Marcelo Coelho, Reinaldo Cândido, Fernando Vasconcelos. E o prefeito atual, desde 2017, apenas, com o meu processo, a análise do portal de transparência parece mostrar que, só com os advogados que atuam no meu processo, já gastou mais de 350 mil reais. Não teria ficado mais barato para a fazenda pública pagar o que me deve, reintegrar ao cargo e me deixar trabalhar? Uma coisa é certa. Existem pessoas que querem me perseguir, que tem medo de ver meu desempenho trabalhando para a sociedade. Isso não deixa mais dúvidas.

 Obs. Os artigos sobre Marconi Perillo, Caiado, Alcides, em defesa da Educação, maioria encontra-se neste blog. Os artigos, publicados no DM, e no Jornal Opção, muitos não consegui encontrar. 

Referências

MP aciona prefeito de Goiatuba e outros 14 por esquema de desvio de recursos.  https://www.maisgoias.com.br/mp-aciona-prefeito-de-goiatuba-e-outros-14-por-esquema-de-desvio-de-recursos/; Reportagem Mais Goiás, 20/10/2016

Confirmada cassação do prefeito e vice-prefeito de Goiatuba. https://diariodegoias.com.br/confirmada-cassacao-do-prefeito-e-vice-prefeito-de-goiatuba/. Reportagem de Laura Santos Braga. Diário de Goiás, 02/03/2016

TRE cassa mandato de prefeito, vice e 2 vereadores em Goiatuba, Goiás. Reportagem do G1, com informações da TV anhanguera, https://g1.globo.com/goias/noticia/2013/06/tre-cassa-mandato-de-prefeito-vice-e-2-vereadores-em-goiatuba-goias.html, 23/06/2013

Prefeito reassume cargo após nova decisão judicial, em Goiatuba, GO. https://g1.globo.com/goias/noticia/2013/03/prefeito-reassume-cargo-apos-nova-decisao-judicial-em-goiatuba-go.htm,, 25/03/2013

Prefeito e vereador de Goiatuba são cassados por improbidade, mas seguem no cargo. https://sagresonline.com.br/prefeito-e-vereador-de-goiatuba-sao-cassados-por-improbidade-mas-seguem-no-cargo/. Reportagem Sagres Online, 04/12/2010.

Ex-prefeito de Goiatuba é investigado por suposto conluio para frustrar concurso público. https://www.maisgoias.com.br/ex-prefeito-de-goiatuba-e-investigado-por-suposto-conluio-para-frustrar-concurso-publico/, 24/11/2021

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.