Uma Candidata do Povo


Divinópolis deverá ter três candidatos a prefeitos em 2020



Em toda a sua história, a cidadezinha de Divinópolis de Goiás, situada no Nordeste Goiano, sempre teve sua política polarizada. Poucas vezes houveram mais de dois candidatos. Dois grupos políticos sempre dominaram a política local. De um lado, o grupo da Família Aires Cireneu, da qual já foram prefeitos, a Matriarca da Família, Filismina Aires Cirineu ( Dona Filu), E Arizon Aires Cirineu, o filho , e último prefeito eleito da família. De outro lado, e tendo dominado a política nos últimos vinte anos, está a família Nogueira Gomes, tendo em Moacir Gomes de Souza, o ultimo prefeito da família, e o grande e velho Líder, Aureliano Juarez Gomes, o patriarca.

Filoneto José dos Santos entrou na política aliado de Juarez, a quem sucedeu. Foi sucedido depois por Moacir Gomes de Souza, e então, se tornou dissidência do grupo, sendo apoiado pela família  Cirineu. Constitui um grupo próprio, mas na última eleição, traído dentro do seu próprio grupo, não saiu candidato a reeleição e veio falecer anos depois. O  prefeito eleito Alex Oliveira não terminou o mandato, e cassado viu ser eleito um jovem  completamente fora dos grupos de famílias tradicionais para um mandato tampão , Charley Tolentino.

Depois de pouco mais de um ano de mandato, Charley Tolentino não conseguiu firmar-se como líder e abriu espaço para o surgimento de diversos pré-candidatos, que agora buscam ocupar os espaços de lideranças deixados vazios. A família Cirineu se apresenta com dois pré-candidatos: Artenio e Alisson. A família Abreu, pela primeira vez, pode aparecer com um candidato a prefeito, representado por Isteiner Abreu. Ainda aparecem os candidatos Dagoberto e Rosa Amélia que podem surpreender nos meses finais de pré-campanha.

Mesmo com a existência de cinco pré-candidatos é pouco provável que mais de dois se cheguem a reta final para disputar com o atual prefeito Charley Tolentino. De todos os pré-candidatos apenas três possuem musculatura para a disputa. Rosa Amélia, esposa de Filoneto José dos Santos, carrega nos ombros a herança política do marido falecido e, do próprio trabalho que desenvolveu como primeira dama. Alisson Cirineu e ou Artênio, caso una a família Cirineu, qualquer um dos dois se torna candidato forte a sucessão devido a tradição familiar. E Isteiner Abreu que aparece como uma candidata do povo pelo seu serviço prestado a cidade. 

Isteiner  Abreu, a candidata do Povo.

A Jovem Isteiner Abreu é a candidata que mais causou surpresa e alvoroço nesse período de pré-campanha. Segundo o que se ouve na cidade, ela tinha tudo para ter sido a prefeita eleita para o mandato tampão de dois anos, mas na época, por não ter o controle de nenhum partido, foi preterida pelos caciques partidários por não ver nela alguém que atenderia os interesses particulares de grupos. 
Isteiner continuou seu trabalho de prestar serviços ao povo, e convidada pelo Presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, topou lançar sua pré-candidatura a prefeitura, e, hoje é um dos destaques das pesquisas. Caso vença as eleições, a Steiner será a segunda mulher a  assumir a prefeitura da cidade, tendo sido Filismina Aires Cirineu, a primeira.  Isteiner, hoje, já conta com um grupo fiel de apoiadores e poderá ser uma surpresa boa nas eleições de 2020, segundo alguns moradores da cidade.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.