Educação e Corona Vírus – Nota Técnica da Secretaria Estadual da Saúde
A nota técnica da Secretaria de Saúde
expedida hoje, basicamente repete o decreto do Governador do Estado para mais
15 dias para todas as atividades comerciais, cultura e lazer. Entretanto no
caso da educação, a nota sugere a suspensão de aulas presenciais por mais 60
dias, a partir deste 05/04/2019. Diante disso, as aulas presenciais de escolas
públicas, privadas de Educação Básica e Superior, só retornariam a normalidade
no dia 05/06/2019. Basicamente, já no fim do semestre, e teríamos então, um
semestre inteiro, baseado em aulas remotas ou por plataformas de Educação a distância.
Já defendi, neste blog em texto anterior “
Educação e Corona Vírus”, a suspensão do semestre letivo sobretudo para
estudantes do Ensino Fundamental e médio, quando alertei para o prejuízo formativo
que o processo que está sendo praticado, e que está sendo chamado de
aprendizagem remota e ou Ensino a Distância, pode causar na formação e nos
processos de desenvolvimento do aprender a
pensar dos estudantes. A suspensão pode ser uma saída melhor, uma
estagnação pode ser melhor que um processo mal desenvolvido. Imagina você que
está construindo uma casa e de repente começa a cair uma tempestade. O que você
faz? Imagino que todos dirão que interrompe a construção e aguarda a tempestade
passar. Por mais que o tempo de entrega da obra se atrase, o prejuízo será
menor que tentar construir a obra nos tempos de tempestade. Na educação o que
há é uma construção do caráter e personalidade dos estudantes, e não apenas um
repasse frio de conteúdos e listas de exercícios.
Pior do que isto, perceber que a maioria dos
estudantes da rede pública possuem dificuldades de conexão, seja por não terem
aparelhos apropriados, seja por que nas cidades do interior do estado a conexão
da maioria das operadores é extremamente ruim e limitada. Nas redes sociais,
está cheio de depoimentos de professores e alunos que relatam o engodo que é
este processo de aprendizagem remota ou a distância sem que professores e estudantes
tenham o mínimo de possibilidade de se manterem conectados com uma transmissão
de dados com qualidade. Por tudo isso, é
que se torna necessário não apenas a suspensão das aulas presenciais, mas a
suspensão mesma do semestre letivo.
No caso das escolas particulares é preciso
encontrar termos de manutenção dos aspectos econômicos que envolvem a questão,
e que devem ser objeto de estudo daqueles que se dedicam a gestão da educação
privada. Em último caso, que se solicite algum apoio do Estado para evitar as
dificuldades financeiras que podem passar as escolas com a suspensão do
Semestre letivo, mesmo neste caso, o prejuízo para o Estado/nação brasileira
será muito menor do que o espaço vazio
que pode ficar no processo de formação dos estudantes.
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