Educação e Corona Vírus – Nota Técnica da Secretaria Estadual da Saúde




A nota técnica da Secretaria de Saúde expedida hoje, basicamente repete o decreto do Governador do Estado para mais 15 dias para todas as atividades comerciais, cultura e lazer. Entretanto no caso da educação, a nota sugere a suspensão de aulas presenciais por mais 60 dias, a partir deste 05/04/2019. Diante disso, as aulas presenciais de escolas públicas, privadas de Educação Básica e Superior, só retornariam a normalidade no dia 05/06/2019. Basicamente, já no fim do semestre, e teríamos então, um semestre inteiro, baseado em aulas remotas  ou por plataformas de Educação a distância.

Já defendi, neste blog em texto anterior “ Educação e Corona Vírus”, a suspensão do semestre letivo sobretudo para estudantes do Ensino Fundamental e médio, quando alertei para o prejuízo formativo que o processo que está sendo praticado, e que está sendo chamado de aprendizagem remota e ou Ensino a Distância, pode causar na formação e nos processos de desenvolvimento do aprender a  pensar dos estudantes. A suspensão pode ser uma saída melhor, uma estagnação pode ser melhor que um processo mal desenvolvido. Imagina você que está construindo uma casa e de repente começa a cair uma tempestade. O que você faz? Imagino que todos dirão que interrompe a construção e aguarda a tempestade passar. Por mais que o tempo de entrega da obra se atrase, o prejuízo será menor que tentar construir a obra nos tempos de tempestade. Na educação o que há é uma construção do caráter e personalidade dos estudantes, e não apenas um repasse frio de conteúdos e listas de exercícios.

Pior do que isto, perceber que a maioria dos estudantes da rede pública possuem dificuldades de conexão, seja por não terem aparelhos apropriados, seja por que nas cidades do interior do estado a conexão da maioria das operadores é extremamente ruim e limitada. Nas redes sociais, está cheio de depoimentos de professores e alunos que relatam o engodo que é este processo de aprendizagem remota ou a distância sem que professores e estudantes tenham o mínimo de possibilidade de se manterem conectados com uma transmissão de dados com qualidade.  Por tudo isso, é que se torna necessário não apenas a suspensão das aulas presenciais, mas a suspensão mesma do semestre letivo.

No caso das escolas particulares é preciso encontrar termos de manutenção dos aspectos econômicos que envolvem a questão, e que devem ser objeto de estudo daqueles que se dedicam a gestão da educação privada. Em último caso, que se solicite algum apoio do Estado para evitar as dificuldades financeiras que podem passar as escolas com a suspensão do Semestre letivo, mesmo neste caso, o prejuízo para o Estado/nação brasileira será muito menor do que  o espaço vazio que pode ficar no processo de formação dos estudantes.

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