A convenção do União Brasil, a Ilusão do poder de cooptação e a desidratação do PSDB de Marconi.

 


Recentemente o Jornal opção noticiava que o PSDB se desitratou em Goiás. Possui apenas algumas comissões provisórias (Link ) e se tornou nanico em Goiás. O que o jornal não se dá ao trabalho de analisar é que enquanto o PSDB detinha o poder era o maior partido do Estado. O mesmo fato aconteceu com o PMDB,hoje MDB, no período áureo de Iris Rezende e Maguito Vilela. Agora, os jornais propagandeiam a mesma grandeza do União Brasil e do Governador Ronaldo Caiado. Passa a ilusão de que são grandes líderes quando na verdade são apenas detentores do poder cercados de pessoas que não possuem a capacidade de dizer o que realmente pensam.


Este tipo de ilusão de liderança e poder não é ruim apenas para o Governador atual, como foi para IRIS E MARCONI. É ainda mais ruim para o estado pois muitas vezes aquele que detém o poder de fazer e ordenar fazer comete erros graves que prejudica toda a população por que aqueles que lhe são próximos não possuem a coragem de lhe dizer a verdade. O egoísmo, o orgulho e o interesse próprio tomam conta das cúpulas de poder e causam uma extrema cegueira quando a questão é o interesse coletivo e do estado.

A unanimidade em torno do Governador Caiado é mais uma destas ilusões. Se ele manda prender o pai de um aluno ( que não é competência dele) todo mundo bate palma. Institui a taxa do agro e a Assembleia aprova quase que por unanimidade. Não tem oposição, não tem voz que o confronta, não tem discordância. Não paga o piso dos professores, e todos aplaudem. É eleito por unanimidade presidente do partido que dirige, aplaudido por todos os aliados, todos em busca de visibilidade e defesa de pequenos interesses.


Não tem uma secretaria de Direitos humanos na estrutura do Estado, não tem secretaria da mulher, não tem secretaria de promoção da igualdade racial. Todas estas pastas são superintendências de uma secretaria. Ninguém questiona. Não importa. Ninguém tem coragem de dizer o óbvio, de que o Estado precisa fortalecer os programas de direitos humanos, conscientização quando a proteção da mulher, do negro, dos moradores de rua. Ninguém ousa dizer nada. Tal ilusão não prejudica apenas o Governante, prejudica ainda mais o estado, pois quando ao líder, o que se pode dizer é que se Marconi tivesse tido alguém que tivesse ousado lhe dizer a verdade hoje não estaria dirigindo um partido nanico e desidratado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.