Os pré-candidatos a prefeito de Goiânia para 2024, segundo a especulação da imprensa.

 




Todo e qualquer pessoa serve a um Senhor. Tem gente que tenta servir a dois senhores, ou muda de senhor de acordo com os ventos. A imprensa goiana está nesta definição. Não creio na imparcialidade da imprensa e do jornalismo,e muito menos na imparcialidade da imprensa goiana. Este blog não é isento. É um blog progressista, humanista. E portanto, embora sempre procurará destrinchar a realidade, é um defensor convicto do campo progressista, buscando mostrar as virtudes, e quando muito honestamente combater os vícios. Colocado isso, é preciso dizer que a imprensa goiana já fez escolhas para 2024. E, segundo a imprensa goiana, o próximo prefeito não será o atual, Rogério Cruz.

A imprensa claramente defensora do pensamento de direita ainda não sabe qual será seu candidato. Uma parte, tenta construir a candidatura de Ana Paula Rezende pelo MDB. Seria um presente pois utilizaria parte do cabedal político do pai – Iris Rezende; já teria o modus operandi de como lidar com a imprensa, e teria o apoio da elite e de Ronaldo Caiado. Caso consiga se entender com as bases, seria uma candidata forte, e não por acaso parte da imprensa a louva todas as virtudes.

Outra parte da imprensa, ainda que envergonhada, ainda concede uma grande quantidade de espaço e tempo a extrema direita bolsonarista. E publica sonoramente que terão candidatos competitivos em diversas cidades, com destaque para Goiânia, Anápolis e Aparecida. E há muitos candidatos, mas, com o crescimento do Governo Lula, tais candidaturas tendem a se desidratar, e como é típico desta forma de fazer política, muitos dos que hoje são bolsonarista, se aproximarão do Governo Lula, e quiçá, se tornarão defensores do novo governo. É o processo natural de cooptação do poder.

No campo progressista que elegeu o Governo Lula – Federação Brasil esperança formada por PT, PC do B, PV; e PSB – certamente terá candidato em Goiás. Entretanto, é cedo, muito cedo para dizer qual será o candidato. A imprensa especula a candidatura de Edward Madureira, que foi candidato extremamente bem votado pra deputado federal, e com qualificação acima da média dos políticos brasileiros. Entretanto, no campo progressista, a maioria dos quadros são altamente qualificados, portanto, a qualificação é apenas um dos ingredientes de uma boa candidatura.



A candidata natural do campos progressistas hoje seria a Delegada Adriana Acorrsi, que está debutando como deputada federal, e que foi, em 2020, a terceira mais votada para prefeita, enfrentando a máquina estadual, municipal e toda uma campanha de ódio. Ainda acrescenta a isso, a pandemia que praticamente impediu uma campanha mais forte no corpo a corpo com o eleitor. A imprensa, coloca o nome da Deputada fora da corrida, um erro, por que é muito cedo, e nada está decidido no campo progressista.

A imprensa goiana já decidiu que o eleito será um deputado apoiado por caiado. Quem lê nas entrelinhas, pode ver com clareza o esforço de inteligibilidade para colocar e construir a ideia de que não há melhor opção que atender o pedido do governador. Este, é alardeado com uma popularidade de mais de 90% da população. O que parece uma loucura dado diversas decisões que não constroem o melhor para a sociedade. De resto, ainda tem que considerar a liderança de Marconi Perillo, e do PSDB. A experiência já mostrou, com Iris Rezende Machado, que não é bom considerar morto um ex-governador que governou o estado por quatro vezes.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.