Humildade x dignidade : do direito de lutar por dias melhores.

 


A palavra humildade é utilizada das mais variadas formas, e seu próprio campo de significados abre a possibilidade de várias formas de compreensão. Desde o significado de virtude moral daquele que sabe reconhecer suas próprias fraquezas, até mesmo para descrever aquele desprovido de qualquer tipo de riqueza e que vive na penúria. É por esta razão que todas as vezes que alguém lhe disser para ser humilde pergunte de que tipo de humildade a pessoa está falando.

Se você for pobre e estiver falando com alguém cujas condições financeiras são melhores que as suas, precisa desconfiar se ele está pensando em seu bem estar ou se apenas está com medo de ter um concorrente a altura. Ser humilde não deve ser confundido com viver a vida na pobreza e na penúria. Todas as pessoas possuem o direito natural de lutar por melhores condições de vida. É claro que esta luta deve ser travada obedecendo as leis naturais, até por que de outro modo não haverá sucesso, mas é preciso lutar, e lutar com todas as forças não é não ser humilde, chama-se acreditar no próprio potencial.

Se você estiver enfrentando alguém em defesa dos seus direitos e este evoca o argumento de que você precisa ser mais humilde, o que ele está querendo dizer é que você precisa aceitar sua inferioridade e se conformar com ela. É a tal e típica ideologia de que existe pessoas que nasceram para serem governadas e outras para governar. Então você deve perguntar quem decide que eu se deve conformar com a fraqueza, inferioridade, pobreza e etc? A recomendação é que não aceite que outros defina seu limite. Só você por meio do autoconhecimento deve definir seus próprios limites e até onde você pode e deseja ir.

É um argumento usado também quando um subordinado conversa com um superior, ou alguém pobre e de origem negra critica um branco. Então se diz: Você precisa ser mais humilde. Neste caso, a pessoa está dizendo para você aceitar a submissão, não questionar nada e obedecer. Claro que muita gente opta por aceitar a submissão uma vez que este conselho sempre vem acompanhado de algumas migalhas para sobrevivência. É mais ou menos assim, a pessoa diz: Olha, você já tem sua casinha, seu carro, para que ficar armando problema? Não é melhor viver em paz e cuidar de si? Não se pode criticar e nem julgar que aceita migalhas em troca do silêncio sobretudo perante injustiças feitas a outros, mas é importante que esta decisão seja sua e não dos outros.

Humildade como virtude é você saber reconhecer seus próprios limites, suas capacidades, seus talentos, e sobretudo saber como utilizá-los para o seu bem estar e daqueles que você ama. Agir com responsabilidade, sem prepotência e sempre com cuidado para não magoar os outros é muito importante, mas não, nunca permita que utilizem a palavra humildade para propagar a ideia de que uns nasceram para dominar e outros para serem dominados e explorados. Isso não é virtude. Se alguém pensa assim este alguém não é humilde pois uma pessoa humilde não quer e não deseja ninguém superior a ela mesma. Quem alcança a virtude da humildade sabe que a cooperação é melhor que a competição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.