A Convenção do União Brasil em Goiás e as eleições de 2026 – Quem vai representar a Direita no Brasil?

 


A convenção do União Brasil em Goiás apresentou um fato interessante – Caiado foi lançado candidato a presidente para 2026. É certo que no campo da direita será uma verdadeira guerra sobre quem representará o pensamento da direita no Brasil no ano de 202, e, esta disputa provavelmente afetará a base de apoio ao governo Lula, sobretudo a partir de 2024. Caiado se antecipa. Isso pode ter um aspecto positivo para ele, tanto quanto, de acordo com os movimentos dos adversários, poderá ser bastante negativo.


O aspecto mais positivo para Caiado, é que de fato, ele representa o pensamento de direita no Brasil, até muito mais do que qualquer bolsonarista. Ex presidente da UDR ( União Democrática Ruralista), foi candidato a presidente nas eleições de 1989, inclusive tendo Lula como um dos seus adversários, é o representante mas raiz da direita sucessora da Arena, partido que deu sustentação ao regime Militar, que se transformou em PFL, depois em Democratas, e por fim em União Brasil. De todas estas metamorfoses a única coisa que não mudou foi o comando do partido em Goiás.

Como governante, Caiado segue a mesma diretriz da direita. Sua estrutura de Governo não tem secretaria da MULHER, Direitos humanos, Igualdade racial ou qualquer coisa que significa emancipação das minorias. Em Goiás, não se paga o piso dos professores (Link) e no campo da segurança pública prevalece uma ideia de ostensividade e punitivo. Ainda que tenha se diferenciado do Governo Bolsonaro no campo da saúde e no combate ao Covid 19, isso não se deve ao fato de uma forma ou jeito de governar, apenas permitiu prevalecer sua formação de médico.

Caso consiga sucesso em seu propósito de disputar as eleições para presidente em 2026, a maior probabilidade é que dispute com Lula ( hoje, é quase certo que Lula será candidato a reeleição caso esteja com saúde em 2026),e na ausência de Lula,um forte candidato será Geraldo Alckmim seu vice. O certo é que qualquer que seja o candidato, Caiado disputará com um candidato de Centro Esquerda ou esquerda, dado que as pesquisas mostram que dificilmente a polarização das ideias no Brasil de desfará até 2026.

Por todos estes fatos é preciso começar a mostrar ao Brasil quem é Ronaldo Caiado. Se não fizermos isso correrá o risco de se apresentar como uma direita que consegue unanimidade, inclusive de quadros da esquerda como tem feito em Goiás. A falta de oposição ao Governo Caiado em Goiás, não se dá pelo jeito de governar mas pela capacidade de atender os interesses menores e particulares das lideranças do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.

A história de um processo parte 9 - Da necessidade de denunciar o Juiz ao CNJ/Corregedoria.