15 de abril , Dia do desarmamento infantil - O que isso tem a ver com a violência atual que adentra o interior da escola?

 




É comemorado no dia 15 de abril, o dia nacional do desarmamento infantil. Em um momento no qual a violência adentra os portões das escolas, levadas pelos estudantes é importante pensar em como seria se tivéssemos trabalhado de fato esta data. Já passou alguns anos desde que os criadores pensaram ser importante debater como o uso de armas de brinquedos, jogos violentos, videogames de guerras poderiam impactar no processo educativo destas crianças e na vida deles como futuros adultos. O objetivo era então conscientizar de que crianças não deveriam ter contatos com armas ou jogos violentos mesmo que de brinquedos.

Nos dias atuais, estamos discutindo não mais armas de brinquedos, mas, armas de verdade. Alguns, adeptos do punitivismo, agora defendem o uso de detectores de metais, revistar as mochilas dos alunos, guardas armados dentro das escolas, etc. Entretanto, são os mesmos que no ano de 2005, trabalharam com afinco e impuseram uma derrota no referendo que pretendia desarmar a população. Naquela época, mais de 50% dos votantes no referendo, defender a venda de armas de fogo para os cidadãos comuns. Estes mesmos foram os que votaram em Bolsonaro e comemoraram o aumento do número de armas de fogo na posse de civis. São os mesmos que comemoraram o aumento de clubes de tiro. Clubes de tiro estes, que alguns, ensinam até crianças a atirar, burlando a lei.


Manter as crianças longe das armas, de brinquedos ou não, é a melhor forma de conter a violência que se espalha. É preciso lembrar que a violência atual não é uma violência da escola, e sim, uma violência que está sendo levada para dentro da escola, provocada pela sensibilidade ideológica da atualidade que prega a destruição daquele que pensa diferente. O combate a este tipo de violência, ainda que medidas emergenciais sejam necessárias, não se dará com repressão, punição e ostensividade. O que precisamos é rediscutir o papel da escola, do que ela deve ser e o que precisamos fazer para que a educação escolar cumpra seu papel.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE MAAT.

A história de um processo - Parte 1.

A história de um processo parte 10 - Danos morais, materiais, psicológicos ou a quase perda da fé.